pós-graduação

Qual Será o Mercado da Psicologia no Futuro?

O campo da psicologia está passando por rápidas mudanças, vivendo uma constante evolução. Apesar de ser difícil prever o futuro, colocamos nossas bolas de cristal para trabalhar e fizemos um apanhado de tendências que podem indicar o caminho da profissão e do mercado da psicologia nos próximos anos. 

Futuro do mercado da psicologia, Qual Será o Mercado da Psicologia no Futuro?

Fundado em 1973, o curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul e se mantém em constante evolução. A estrutura do curso dispõe de projetos e cenários voltados ao aprendizado em que a ação dos estudantes ocorre no contato direto com a comunidade.

Mas, ok, você veio saber mais sobre o futuro, certo? Então, vem comigo!

1. Aumento da demanda por saúde mental

Nos últimos anos houve um aumento significativo na demanda por serviços de saúde mental. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde revelou que mais de 80% dos psicólogos tiveram aumento de demanda de pacientes durante a pandemia e várias razões contribuíram para isso.

A conscientização sobre a importância da saúde mental e do bem-estar vem em uma crescente nos últimos anos. Campanhas de conscientização e disseminação de informações sobre saúde mental ajudaram a reduzir o estigma, o que encorajou mais pessoas a buscarem ajuda.

Não podemos deixar de mencionar as marcas que o período pandêmico também deixou na saúde mental da população. O isolamento social, medo da doença e perda de entes queridos elevaram muito os níveis de ansiedade, depressão e outros transtornos. Por consequência, mais pessoas estão buscando os serviços de saúde mental.

2. Avanços tecnológicos

O avanço da tecnologia e a crescente conectividade proporcionou mudanças no mercado da psicologia. As pessoas agora têm a oportunidade de encontrar mais facilmente profissionais da área. 

Também é possível realizar sessões de maneira remota. As sessões de terapia online, além de oferecerem maior anonimato e flexibilidade nos horários, permitem que pessoas que moram em localidades distantes ou que possuem dificuldades de locomoção, por exemplo, tenham acesso a terapeutas.

A realidade virtual também é outro aspecto importante para o futuro do mercado da psicologia. Alguns profissionais têm feito uso de espaços seguros, controlados, sem riscos físicos e criados através de recursos da realidade virtual e da realidade aumentada para tratar fobias.

Futuro do mercado da psicologia, Qual Será o Mercado da Psicologia no Futuro?

3. Mais áreas de atuação

Muita gente ainda acha que após a graduação, o psicólogo só poderá atuar dentro de consultórios. Na verdade, o mercado da Psicologia é muito amplo, é possível trabalhar em diversos setores, como hospitais, escolas, empresas ou na pesquisa. Várias linhas de atuação estão em alta para os profissionais, confere:

Psicologia esportiva 🏀:

Bora preparar o emocional de atletas, técnicos e comissões técnicas para atividades esportivas e competições. Os ajudando, através de princípios psicológicos, a alcançar um bom nível de saúde mental, maximizar rendimento e otimizar performances.

Psicologia hospitalar 🏥:

Atuar em instituições de saúde atendendo pacientes, familiares visando o bem-estar físico e emocional de todos. Pode atuar também participando de decisões em relação à conduta a ser adotada pela equipe da instituição, buscando promover apoio e segurança aos enfermos e familiares.

Psicologia jurídica ⚖️:

Aqui você poderá auxiliar na elaboração e execução das políticas de cidadania e direitos humanos. Também é possível trabalhar o atestado de condição mental de réus e elaborando perícias e laudos para anexar aos processos.

Psicologia organizacional 💻:

Ajudar a manter a qualidade de vida dos profissionais, contribuindo para a produtividade, desenvolvendo práticas estratégicas que impactam positivamente as relações interpessoais, gestão de conflitos e desenvolvimento de líderes.

O Conselho Federal de Psicologia reconhece ainda outras áreas de atuação. O mercado da Psicologia é amplo e variado (assim como o comportamento humano). 

4. Saúde mental preventiva

Com o aumento da conscientização sobre a importância da saúde mental, o mercado da psicologia também está direcionando mais esforços para a saúde mental preventiva.

Em vez de focar apenas no tratamento de condições já existentes, os profissionais de psicologia estão se concentrando em fornecer recursos, programas e intervenções que ajudem as pessoas a fortalecer sua resiliência emocional, desenvolver habilidades saudáveis de enfrentamento e prevenir problemas de saúde mental antes mesmo de surgirem. Uma abordagem proativa na promoção do bem-estar e na construção de uma boa base de saúde mental para indivíduos e comunidades.

5. Colaboração Interdisciplinar

O futuro do mercado da Psicologia também será marcado por uma maior colaboração interdisciplinar. Os tratamentos e prevenção seguirão, cada vez mais, uma abordagem mais holística, enxergando o paciente como um todo.. Áreas como a neurociência, a tecnologia e até mesmo a educação estão tendo conexões fortalecidas para uma abordagem mais abrangente.

E o seu futuro?

Peraí, tô prevendo aqui… Você cursando Psicologia na UCPel. Acho que tem tudo a ver, hein!

Futuro do mercado da psicologia, Qual Será o Mercado da Psicologia no Futuro?

Então, não perde a oportunidade. Venha experimentar o seu futuro e participar do Vestibular da UCPel! Concorra às vagas do curso de Psicologia através de uma prova de redação online, com a sua nota do ENEM ou por Reescolha. Além disso, você ainda pode financiar até 70% do seu curso! Entra na nossa página e garanta a sua inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel