Além da formação profissional, as universidades têm um papel social a cumprir com a comunidade. Quando essas duas propostas se juntam temos exemplos de projetos que geram impacto e ajudam a mudar a realidade na qual a instituição de ensino está inserida.
A comunidade acadêmica chama essas ações de projetos de extensão. Uma oportunidade que os estudantes também têm de colocar os conhecimentos em prática antes mesmo da formatura.

Talvez tão importante quanto escolher a instituição de ensino onde estudar, é fazer a escolha de uma universidade que proporcione estas oportunidades de aprendizado extracurriculares.
Para que serve um projeto de extensão?
. Em primeiro lugar, proporcionar um espaço de prática aos estudantes
. Segundo, cumprir um papel social de transformação
. Terceiro, prestar serviços gratuitos como retorno à comunidade
Por que vale a pena participar?

Você conhece outras realidades e desafios da profissão que um dia serão rotineiros, podendo contar com suporte de profissionais e professores experientes. Além disso, será amparado por um ambiente que incentiva o pensamento crítico, e receberá suporte para contribuir com soluções aos problemas que encontrar.

A participação em projeto de extensão não caracteriza vínculo empregatício. No entanto, algumas oportunidades de bolsas podem surgir e se transformar em uma forma de melhorar o orçamento durante a faculdade.
Muitos estudantes que participam de projetos de extensão acabam levando ideias a seminários e congressos estudantis, nacionais e internacionais. Uma troca de experiências que além de ampliar a sua visão profissional, ainda coloca em contato pessoas com interesses em comum.
Como participar de projetos de extensão?
Converse com professores e coordenadores de cursos sobre programas já desenvolvidos na universidade. Para alguns projetos, por exemplo, podem ser feitas seleções de acordo com o semestre que o aluno estiver cursando. Ainda que você esteja no início do curso, sempre existe uma oportunidade.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre os projetos de extensão? Lembre-se que eles certamente são uma parte importante do seu processo de aprendizado. Aproveite cada oportunidade e não deixe de levar em consideração os projetos existentes na hora de escolher a instituição de ensino.
[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer entrar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]