pós-graduação

Produção Científica da UCPel: 4º lugar no Ranking Universitário Folha

Ao longo do tempo, a ciência realizou inúmeras descobertas que ajudaram e muuuuito no progresso da humanidade. Do mesmo modo, auxiliaram na resolução de conflitos em vários aspectos.

A insulina, a quinina e o raio-x são grandes exemplos de conquistas que surgiram de produções científicas e que auxiliam a comunidade em seu avanço.  Tudo isso é bom demais, não achas?

Mano, se tu te interessa em produção científica, teu lugar é aqui na UCPel. Vou te contar o porquê e não é pra guardar segredo, tá? Conta pra geral, Neeeiva do céu! Então vamos ao que interessa:

 

acadêmica da ucpel utilizando equipamentos de teste no laboratório

 

Ranking RUF 2019: Lá estamos!

Não sei se tu sabes, mas o Ranking Universitário Folha de 2019 já saiu. A Universidade Católica de Pelotas apareceu em 4º lugar no quesito Produção Científica entre Instituições Privadas desse meu Brasil. Nosso coraçãozinho se enche de orgulho por tudo isso.

Essa colocação em relação à produção científica só foi possível pelo trabalho que é realizado TODO SANTO DIA dentro da UCPel, em projetos de pesquisa e extensão que tomam forma através da parceria entre docentes e discentes.

Em 2019, a posição tem relação direta com quatro mestrados e dois doutorados existentes dentro da Universidade. Ou seja, aqui tem SHOWZÃO!

imagem animada de uma mulher com as mãos em torno da boca enquanto grita

 

Entre os requisitos para determinantes para esse baita resultado, estão:

  • O volume de pesquisa gerado na instituição;
  • A inserção de pesquisas em revistas nacionais;
  • Internacionalização;
  • Mercado;
  • Ensino e,
  • Inovação.

 

Mas, que cargas d’água é RUF?

O Ranking Universitário Folha, o RUF, nada mais é do que a avaliação anual dos cursos de ensino superior das instituições brasileiras, ainda mais que é feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Em 2019, foram avaliados dois produtos: o ranking de universidades e os rankings de cursos. A avaliação se utiliza de dados nacionais e internacionais, além de duas pesquisas de opinião do  instituto de pesquisa pertencente ao jornal paulista, o Datafolha.

 

imagem animada de menino fazendo sinal positivo com a mão

Conversamos com o coordenador de pesquisa e pós-graduação da Católica, professor Ricardo Pinheiro, que nos contou que, certamente, todos os dados apontados acima refletem o conhecimento gerado no campo da saúde, principalmente no que se refere à saúde mental coletiva e saúde materno-infantil. 

Como já foi dito 254136845788458 vezes (e vamos continuar dizendo), a missão que a UCPel traz consigo desde o seu início é de impactar a sociedade. Segundo Pinheiro, isto é reafirmado no processo de produção de conhecimento, já que os estudos desenvolvidos nos programas de pós-graduação vão desde o pré-clínico até o destino final, que é a população. 

Enfim, tô emocionada!

imagem animada de menino vibrando/comemorando

As boas notícias não são de hoje:

Em 2018, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) obteve a 5ª colocação no quesito Produção Científica no RUF, e neste ano, na comparação entre instituições públicas e privadas no âmbito estadual, a Católica se destaca, ficando atrás de duas instituições de grande porte no Rio Grande do Sul. Aqui, são levadas em consideração as citações internacionais por docente e publicações em coautoria internacional. Please, afinal temos um total de zero defeitos 😌.

acadêmica da ucpel trabalhando em laboratório

Seleção Mestrado e Doutorado

Agora que você já sabe o nosso segredinho, te convidamos a fazer parte da comunidade UCPel. Aqui, teu sucesso profissional é certo!

E aproveita que as inscrições para o nossos mestrados e doutorados estão abertas através do site inscricao.ucpel.edu.br.  São ofertadas 94 vagas para os Programas de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) e em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH), e para os mestrados em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) e Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (MPSMCA). 

Vestibular 2020

Ahh, e o Vestibular também está com as inscrições abertas!  São ofertadas vagas em mais de 10 cursos de graduação, incluindo Medicina, Odontologia, Direito, Engenharia Civil, Enfermagem, entre outras opções. Te interessou? Dá uma corridinha no site do Vestibular ou entra em contato com a gente através do e-mail negócios@ucpel.edu.br ou pelo telefone (53) 2128-8056.

AQUI VOCÊ FAZ A DIFERENÇA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel