Duas pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel foram destaque no Congresso Mundial sobre Cérebro, Comportamento e Emoções. Os trabalhos estão entre os 50 melhores na área. Agora, os resumos serão publicados no periódico Dementia & Neuropsychologia.
Um dos estudos, fruto da dissertação de mestrado de Letícia Dallmann, procurou compreender se fatores genéticos podem afetar a resposta terapêutica de pacientes com depressão. O resultado demonstrou que a reposta à psicoterapia, observada pela redução dos sintomas de depressão e ansiedade, depende de uma variante genética do gene CRHR1.
Na pesquisa, foram avaliados 120 indivíduos diagnosticados com depressão e submetidos ao tratamento com psicoterapia breve.
“Os resultados do estudo são promissores, uma vez que isso possibilita o tratamento personalizado ao identificar pacientes que não apresentam eficácia à terapia. A pesquisa vai ao encontro com estudos em farmacogenética, os quais promovem um tratamento farmacológico personalizado de acordo com características genéticas”, front squat smith machine comenta a coordenadora do PPGSC, professora Gabriele Ghisleni.
O trabalho foi apresentado pela acadêmica do curso de Farmácia Karoline Brizola Souza no evento realizado em Porto Alegre. Lá, cerca de 5 mil participantes entre neurocientistas, neuropsicólogos, psiquiatras e outros profissionais de áreas afins estiveram presentes.
Depressão em pacientes com hepatite C crônica
Da mesma forma, outro estudo destaque foi parte da tese de doutorado de Elza Cristina Cunha. O trabalho é sobre depressão em pacientes com hepatite C crônica.
Esse estudo mostrou que pacientes com determinada mutação no gene da interleucina-28ß possuem um aumento nos sintomas da depressão. Como, por exemplo, culpa, agitação e irritabilidade; Bem como, também está previamente associado com alterações no sono e apetite.
Portanto, a identificação dos sintomas da depressão exacerbados pela variante do gene é de grande relevância. Ainda mais que o cenário atual mostra alta prevalência de depressão em pacientes com hepatite C crônica ao longo do tratamento, se comparado com a população em geral. Assim, o estudo fornece ferramenta para melhor diagnosticar e acompanhar o tratamento desses pacientes.
A estudante do curso de Medicina, Nathalia Xavier, foi a responsável pela apresentação do trabalho no Congresso. Ambos os trabalhos foram orientados pela professora Gabriele Ghisleni.
Psicologia: estudo sobre o abandono de terapia
O curso de Psicologia da UCPel também foi destaque no Congresso Brain 2017. Isso se deu devido à pesquisa que procurou entender quais são os fatores responsáveis pelo abandono de terapia por pessoas com depressão.
A taxa de abandono apontada pela pesquisa foi de 41.9%. O maior índice foi identificado entre as mulheres, por conta da realização de tarefas simultâneas de estudo ou trabalho no momento da psicoterapia. Também, ter filhos e pertencer às classes socais D e E foram fatores que incentivaram a desistência.
“É importante ao psicólogo clínico se atentar aos dados encontrados no estudo e os pacientes estarem dispostos a uma comunicação clara e resolutiva com seus terapeutas, para assim se evitar o abandono”, diz o professor Luciano Souza.
Participaram da pesquisa 252 pessoas portadoras do transtorno depressivo. Elas foram divididas em dois grandes grupos e tratadas através da Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicoterapia Dinâmica Suportiva-Expressiva. Para coletar os dados, foram realizadas entrevistas utilizando testes psicológicos.
Incentivo à pesquisa
Uma das vantagens em estudar em uma universidade está no incentivo à participação em projetos de pesquisa. Esse é um passo importante para quem futuramente deseja seguir a carreira acadêmica.
Muitas pesquisas desenvolvidas pelo programa de pós-graduação da UCPel oferecem oportunidades para estudantes que ainda estão na graduação. Um desses exemplos é a pesquisa da Católica em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates.
[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quero fazer a UCPel” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]