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O que é o Balcão do Consumidor do Direito da UCPel?

Ilustração homem usando computador com martelo de juiz a frente

Quem nunca fez uma compra e depois descobriu um defeito no produto? Em tempos remotos, então… a dor-de-cabeça pode ser ainda maior. Antes de mais nada, a melhor saída é buscar a ajuda de quem entende das leis que protegem os consumidores. Pensando nessa necessidade dos cidadãos é que surgiu o Balcão do Consumidor do Direito da UCPel. Balcão, como assim? Já vou explicar um pouco mais.

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O Balcão do Consumidor do Direito da UCPel é um projeto de extensão em que os alunos colocam em prática o que aprendem em sala de aula. A ideia quer promover, sobretudo, a negociação entre quem comprou e quem vendeu. O outro propósito do projeto é educar para o consumo. Em outras palavras, todos ganham: o aluno do Direito da UCPel que aplica na prática o que aprende na universidade e o cidadão que tem dificuldades para resolver a compra ” pouco feliz”.

Como o Balcão do Consumidor do Direito da UCPel faz isso?

A ação extensionista, criada em 2021, é realizada por estudantes do 3º e 7º semestres do Direito, com a supervisão dos professores do curso. Eles focam no atendimento de pessoas de baixa renda, ou seja, que recebem até dois salários mínimos ou com consumo de até R$1 mil. Os alunos avaliam o caso e determinam se é possível resolver através da conciliação entre o consumidor e a empresa. Se sim, acompanham e orientam toda a negociação. Mas se nenhum dos lados ergue a “bandeira branca”, a causa vai para a justiça. O ajuizamento também é feito pela equipe do Balcão. Uma baita experiência para o aluno da Católica, né?! Ele entrar em contato com a população e aplica o que sabe de forma ativa e inovadora.

“Para os alunos é uma oportunidade de, inclusive, descobrem direitos que possuem enquanto consumidores. Nada melhor do que aplicar o Direito em situações concretas, reais, para que o processo ensino-aprendizagem seja efetivo”, fala o coordenador do projeto, professor Lucas Gonçalves Conceição.

E os alunos, o que aprendem com essa experiência?

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Aplicar as leis estudadas na teoria, assim como técnicas de conciliação fazem parte da prática exigida na atuação dos estudantes. Mas para Carina Crizel, aluna do 3° semestre, o Balcão do Consumidor oferece uma oportunidade ainda: prestar serviço à comunidade. Cumprir o papel social ainda na universidade faz com que se sinta preparada para ser uma profissional que faça a diferença no mercado de trabalho.

“O projeto me proporciona a sensação de estar contribuindo com a comunidade”, afirma Carina.

Mas como os casos chegam até o Balcão?

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A resposta: pela I-N-T-E-R-N-E-T, assim como quase todo o conteúdo que recebemos atualmente. Em tempos de pandemia do coronavírus, o Balcão do Consumidor do Direito da UCPel, já nasceu remoto e é a prova de que a Católica está preparada para manter a proximidade dos futuros profissionais com a comunidade tendo como elo a inovação.

As demandas dos cidadãos chegam aos estudantes pelos canais virtuais do projeto – as redes sociais, por e-mail, além do contato pelo whatsApp do Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) da UCPel. Todo o serviço do Balcão do Consumidor do Direito da UCPel é de graça e sempre tem uma dica ‘esperta” de consumo que pode ser conferida no perfil do projeto no Instagram ou na página do Facebook.

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