O que é o Balcão do Consumidor do Direito da UCPel?

Balcão Direito Consumidor

Quem nunca fez uma compra e depois descobriu um defeito no produto? Em tempos remotos, então… a dor-de-cabeça pode ser ainda maior. Antes de mais nada, a melhor saída é buscar a ajuda de quem entende das leis que protegem os consumidores. Pensando nessa necessidade dos cidadãos é que surgiu o Balcão do Consumidor do Direito da UCPel. Balcão, como assim? Já vou explicar um pouco mais.

comemoração

O Balcão do Consumidor do Direito da UCPel é um projeto de extensão em que os alunos colocam em prática o que aprendem em sala de aula. A ideia quer promover, sobretudo, a negociação entre quem comprou e quem vendeu. O outro propósito do projeto é educar para o consumo. Em outras palavras, todos ganham: o aluno do Direito da UCPel que aplica na prática o que aprende na universidade e o cidadão que tem dificuldades para resolver a compra ” pouco feliz”.

Como o Balcão do Consumidor do Direito da UCPel faz isso?

A ação extensionista, criada em 2021, é realizada por estudantes do 3º e 7º semestres do Direito, com a supervisão dos professores do curso. Eles focam no atendimento de pessoas de baixa renda, ou seja, que recebem até dois salários mínimos ou com consumo de até R$1 mil. Os alunos avaliam o caso e determinam se é possível resolver através da conciliação entre o consumidor e a empresa. Se sim, acompanham e orientam toda a negociação. Mas se nenhum dos lados ergue a “bandeira branca”, a causa vai para a justiça. O ajuizamento também é feito pela equipe do Balcão. Uma baita experiência para o aluno da Católica, né?! Ele entrar em contato com a população e aplica o que sabe de forma ativa e inovadora.

“Para os alunos é uma oportunidade de, inclusive, descobrem direitos que possuem enquanto consumidores. Nada melhor do que aplicar o Direito em situações concretas, reais, para que o processo ensino-aprendizagem seja efetivo”, fala o coordenador do projeto, professor Lucas Gonçalves Conceição.

E os alunos, o que aprendem com essa experiência?

, O que é o Balcão do Consumidor do Direito da UCPel?

Aplicar as leis estudadas na teoria, assim como técnicas de conciliação fazem parte da prática exigida na atuação dos estudantes. Mas para Carina Crizel, aluna do 3° semestre, o Balcão do Consumidor oferece uma oportunidade ainda: prestar serviço à comunidade. Cumprir o papel social ainda na universidade faz com que se sinta preparada para ser uma profissional que faça a diferença no mercado de trabalho.

“O projeto me proporciona a sensação de estar contribuindo com a comunidade”, afirma Carina.

Mas como os casos chegam até o Balcão?

, O que é o Balcão do Consumidor do Direito da UCPel?

A resposta: pela I-N-T-E-R-N-E-T, assim como quase todo o conteúdo que recebemos atualmente. Em tempos de pandemia do coronavírus, o Balcão do Consumidor do Direito da UCPel, já nasceu remoto e é a prova de que a Católica está preparada para manter a proximidade dos futuros profissionais com a comunidade tendo como elo a inovação.

As demandas dos cidadãos chegam aos estudantes pelos canais virtuais do projeto – as redes sociais, por e-mail, além do contato pelo whatsApp do Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) da UCPel. Todo o serviço do Balcão do Consumidor do Direito da UCPel é de graça e sempre tem uma dica ‘esperta” de consumo que pode ser conferida no perfil do projeto no Instagram ou na página do Facebook.

Tags: