pós-graduação

Mestrado e Doutorado: descubra se esse é o caminho para você

mestrado e doutorado, Mestrado e Doutorado: descubra se esse é o caminho para você
Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel

Se formar em um curso de graduação é o sonho de muita gente, mas para outros é apenas o primeiro passo de uma grande jornada. 

No mercado de trabalho atual, muitas vezes ter apenas o certificado de graduação no currículo já não é mais um diferencial, o que leva as pessoas a procurar cursos de pós-graduação para se adquirirem conhecimentos mais específicos em suas áreas.

Existem dois tipos de pós-graduação: a lato sensu, chamada popularmente de especialização, que tende a ser generalista e mais focada no mercado de trabalho, e a  stricto sensu, que é a que concede os títulos de mestrado e doutorado, normalmente mais focada na parte acadêmica daquele campo de conhecimento e que conta com o auxílio de um professor orientador, responsável por ajudar o aluno na hora de organizar seus estudos e corrigir artigos antes de serem submetidos à publicação.

Em ambas formas de pós-graduação, o estudante aprende a desenvolver ainda mais seu senso crítico e aprimora seu currículo. Quer saber mais sobre mestrado e doutorado? Vamos lá!

Seu caminho é o mestrado?

Mestrado é um tipo de curso de pós-graduação stricto sensu com duração média de 18 a 24 meses. Para entrar no programa, o candidato deve passar por um processo seletivo que tem algumas exigências. 

Aqui na UCPel o processo de seleção é simplificado! Para você entrar no programa precisa passar por uma entrevista, por uma análise do seu currículo Lattes (aquele currículo onde você descreve suas realizações acadêmicas, como experiências em monitorias, projetos de pesquisa, artigos publicados…) e, em alguns casos, proficiência de língua estrangeira e uma apresentação de um pré-projeto de pesquisa.

Após passar pelo processo seletivo, você, agora chamado de mestrando, deve comparecer a aulas aprofundadas sobre sua linha de pesquisa, experienciar como é dar aulas para alunos de graduação e desenvolver junto com seu orientador uma dissertação para ser apresentada no final do curso. Ao terminar seus estudos, recebe o título de mestre.

Seu caminho é o doutorado?

No Doutorado, o processo de entrada é quase idêntico ao do mestrado, mas agora você precisa apresentar o certificado de mestre e, obrigatoriamente, um plano de trabalho ou um projeto de pesquisa! 

Aqui o você também tem seus estudos guiados pelo orientador e por uma linha de pesquisa, porém, para encerrar sua pós-graduação, deve apresentar uma tese inédita para sua área de conhecimento. Esse tipo de pós-graduação tem a duração mínima de 24 meses e máxima de 48. Ao terminar seus estudos, o estudante ganha o título de doutor.

Por que você deve fazer uma pós-graduação stricto sensu?

Ao realizar uma pós-graduação stricto sensu, você aprende mais sobre um determinado tópico de um ponto de vista científico. Essa experiência torna o indivíduo um profissional mais valioso, atualizado e mais requisitado naquele tópico do conhecimento, além de abrir as portas para a carreira de professor universitário e de pesquisador. 

No setor público, a remuneração também é normalmente maior para quem possui títulos de pós-graduação. 

Aumentar sua rede de contatos profissionais, também é uma das vantagens de se fazer uma pós-graduação. Quem sabe você não encontra um futuro parceiro de negócios ou um conhecido que te indicará novas oportunidades durante seus estudos? Bora de networking.

Além disso, não se pode menosprezar a satisfação pessoal que vem de saber muito sobre um tópico de seu interesse e ser considerado referência no assunto pelos seus colegas e chefes.

Quero fazer uma pós stricto sensu, e agora?

Depois de decidir cursar uma pós-graduação, você deve se preparar para iniciar o processo seletivo, escolher um orientador e uma linha de pesquisa, mas como que se faz isso?

Segue algumas dicas:

  • Atenção aos editais! Documentação, prazos e leituras que devem ser realizadas são responsabilidade do interessado em entrar no PPG;
  • Entre em contato com os professores do PPG que você tenha interesse para ver se eles já não possuem algum projeto que precisem de ajuda, dessa forma, você não precisa pensar uma ideia do zero e tentar encaixar ela na linha de pesquisa que o programa já oferece;
  • Leia sobre as linhas de pesquisa que a instituição oferece antes de começar a pensar em seu pré-projeto, normalmente elas estão disponíveis nos sites ou nos editais do PPG;

Quais os diferenciais dos Programas de Pós Graduação da UCPel?

A UCPel possui quatro cursos de mestrado (Política Social e Direitos Humanos, Saúde e Comportamento, Engenharia Eletrônica e Computação e Saúde no Ciclo VItal) e dois de doutorado (Política Social e Direitos Humanos e em Saúde e Comportamento). Todos eles com possibilidade do estudante receber bolsas de estudo e pesquisa da Capes.

Alguns dos diferenciais que os cursos da UCPel oferecem são:

  • Corpo docente altamente qualificado e vinculado a Capes;
  • Infraestrutura de qualidade, onde você conseguirá colocar em prática o que aprende em sala de aula desde o início da pós-graduação;
  • Horários flexíveis para você não ter que dar um pause da sua vida para conseguir terminar os estudos;
  • Oportunidade de realizar intercâmbio no exterior durante o curso.

Ficou interessado? Então acompanhe nossas redes sociais para saber quando um novo edital de pós-graduação será aberto, se inscreva e comece a conquistar mais esse sonho! 

A UCPel é a casa do seu próximo passo rumo a uma excelente carreira!

2 comentários em “Mestrado e Doutorado: descubra se esse é o caminho para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel