Vestibular

Você sabe a diferença entre MBA e MBE?

MBA-MBE-especialização-ucpel

Pensando em cursar outra graduação? Clique AQUI que a gente ajuda você a achar um novo caminho com o nosso teste GRATUITO de orientação de carreira!

Continuar os estudos após a universidade é mais do que uma opção. Muitas vezes é uma exigência do mercado de trabalho, principalmente para aqueles que já atuam por certo tempo na carreira.

Essa exigência é refletida nos números recentes: segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC), o Brasil hoje conta com 122.295 estudantes matriculados em programas de pós-graduação, incluindo mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado. 

Se chegou a sua hora de procurar uma pós-graduação, você provavelmente vai se deparar com algumas terminologias que podem parecer confusas em um primeiro momento.

Pós-graduação é o mesmo que especialização? Existe diferença entre MBA e MBE?

Depois de ler este post você ficará por dentro de todos esses conceitos e poderá escolher com tranquilidade a opção ideal para os seus objetivos profissionais.

Mas o que é uma pós-graduação?

A pós-graduação engloba todos os cursos que dão sequência a uma graduação. É importante destacar que ela se divide em dois grupos:

  • Stricto Sensu
  • Lato Sensu

Para ingressar em qualquer modalidade é uma exigência que você tenha cursado na faculdade um bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Stricto Sensu

MBA-MBE-especialização-ucpel

O Stricto Sensu é focado no mundo acadêmico e proporciona títulos como o de Mestre e Doutor para quem conclui e é aprovado no curso.

Este tipo de pós-graduação é direcionado para pesquisas teóricas e acadêmicas, e ele pode ser perfeito para quem pretende se tornar professor em cursos superiores. As disciplinas têm um foco mais teórico e auxiliam o pós-graduando na construção de dissertações (Mestrado) e de teses (Doutorado).

Lato Sensu

MBA - UCPel
Foto: Alan Snowden

Já a pós-graduação Lato Sensu é o que chamamos de cursos de especialização. O profissional pós-graduado recebe o título de especialista. Para quem pretende atuar  no mercado de trabalho, uma especialização é um grande diferencial na hora da contratação. Ela tem foco na atualização e aperfeiçoamento profissional.

Na pós-graduação Lato Sensu  ainda podemos destacar outros dois tipos de especializações: o MBA (Master of Business Administration) e o MBE (Master of Business Economics). A principal diferença entre os cursos é o foco que cada um abrange e que vamos explicar a seguir.

Já decidiu? Clique aqui e descubra todos os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela UCPel.

MBA

MBA - MBE - UCPel
Foto: Bram Naus

O Master of Business Administration (MBA) é um curso lato sensu voltado para as áreas gerenciais e administrativas. Os estudantes normalmente são executivos, empreendedores, gestores e pessoas que desejam atuar em rotinas corporativas.

Muitos MBAs focam em temas específicos em áreas como saúde e marketing, mas sempre reservando parte da grade curricular às disciplinas relacionadas à administração e gestão. Um exemplo disso é o MBA em Agronegócio que acabou de ser lançado na UCPel e tem como objetivo preparar profissionais para atuar em um dos setores mais importantes do Estado.

Descubra o seu perfil profissional! Clique AQUI e faça o nosso teste de orientação de carreira agora!

MBE

O  Master of Business Economics  (MBE) segue a mesma linha do MBA, no entanto, é voltado para as áreas de economia e finanças. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferece o MBE em Controladoria e Finanças, por exemplo.

MBA, Você sabe a diferença entre MBA e MBE?

O  Master of Business Economics  (MBE) segue a mesma linha do MBA, no entanto, é voltado para as áreas de economia e finanças. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferece o MBE em Controladoria e Finanças, por exemplo.

Além de agregar conhecimento, investir em uma especialização também é um fator de impacto positivo no aumento de salários.

Em números, dados da Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação, mostraram que a pós-graduação ou o mestrado/doutorado podem aumentar os salários em até 150%, caso de analistas com mestrado ou doutorado. O estudo completo entrevistou mais de 2 milhões de profissionais e avaliou mais de 25 mil empresas no Brasil.

Para cargos públicos, quem tem uma especialização já sai na frente quando o concurso avalia os candidatos pela prova de títulos. Por meio dos planos de incentivo à qualificação, os servidores também recebem acréscimo salarial dentro de uma tabela preestabelecida para cada título.

Ficou ainda mais interessado depois destas vantagens? Então confere o site de pós-graduação da UCPel com diversas opções para você se especializar 

7 comentários em “Você sabe a diferença entre MBA e MBE?

  1. A Unisinos descreve o seguinte sobre MBE

    “O MBE (Master of Business Engineering) é uma pós-graduação lato senso voltada para área de Engenharia, focado em modelagem e melhoria dos processos produtivos com o objetivo de alavancar a produtividade.”

    E agora, onde podemos esclarecer esta dúvida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel