MBA em Agronegócio é especialização inédita na região sul

Profissional que cursa o MBA em Agronegócio está conectado ao campo

O mundo do trabalho se mostra cada vez mais exigente e competitivo. Nesse sentido, os profissionais necessitam de conhecimentos específicos para obter uma maior valorização no mercado. Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecem qualificação em áreas relevantes e atuais, como é o caso do MBA em Agronegócio da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Novidade na especialização, o curso foi criado numa parceria entre o curso de Administração e o Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR). Identificou-se uma demanda de Pelotas e região por profissionais capacitados na área. Embora o período tenha sido marcado pela pandemia do novo coronavírus, o agronegócio cresceu no ano passado. Deve bater recorde produtivo em 2021.

“É um mercado bastante dinâmico e extremamente importante para a economia do país, por isso vamos desenhar o setor como um todo, seus pontos fortes e as principais dificuldades”, comenta o coordenador do MBA, Ezequiel Megiato.

No Rio Grande do Sul, o agronegócio é um dos setores de maior tradição. Afinal, responsabiliza-se por cerca de 40% do PIB do Estado. Além da produção agropecuária, o setor engloba a produção de insumos, máquinas e implementos. Da mesma forma, as atividades de comercialização, armazenagem e distribuição dos produtos.

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, projeta que a safra de grãos terá aumento de 2,5% em relação ao último ano. A soja dispara como o produto mais exportado do país. “Temos um incremento positivo que facilita ao produtor ter mais previsibilidade. Aliás, há muitos consumidores externos procurando a soja brasileira, o que gera uma pressão pelo produto”, explica Megiato, que ainda é professor no curso.

mba em agronegócio, MBA em Agronegócio é especialização inédita na região sul
Fabio Antoldi é um dos palestrantes convidados do MBA em Agronegócio

Estrutura curricular

O MBA em Agronegócio da UCPel visa capacitar os profissionais de forma prática, abrangente e conectada com as novidades do setor. A especialização, portanto, é considerada inédita na região sul. Sua atuação objetiva desenvolver inovação na área do agronegócio. O foco dos estudos se volta, principalmente, para o desenvolvimento do território da Fronteira Sul.

O currículo das disciplinas inclui desde temas voltados às questões de fronteira até novos métodos de negócios, questões ambientais e de sustentabilidade. O corpo docente é um dos diferenciais da especialização, conforme sua vasta experiência prática. Destaca-se a participação do sócio da empresa Safras & Cifras, Sandro Al-Alam Elias, que ministra a disciplina Sucessão. Palestrantes convidados também integram o cronograma acadêmico, como os dois coordenadores da Escola de Negócios Altis da Universidade Católica de Milão, Fábio Antoldi e Emilio Beltrami.

O atual momento de pandemia e a consequente retração econômica podem configurar como um momento estratégico para investir em qualificação profissional, a fim de estar mais preparado para a retomada do crescimento no país. As especializações, certamente, tem se mostrado um diferencial na busca do espaço de atuação no mundo do trabalho.

mba em agronegócio, MBA em Agronegócio é especialização inédita na região sul

Inscreva-se no MBA em Agronegócio

Indica-se o curso para profissionais graduados em qualquer área do conhecimento. A carga horária totaliza 384 horas. Os encontros quinzenais ocorrem nas sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Conheça mais informações sobre o curso neste link. No vídeo abaixo, fizemos um resumo da especialização da UCPel. Confira ; )

4 comentários em “MBA em Agronegócio é especialização inédita na região sul