pós-graduação

Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva

leito de uma unidade de fisioterapia intensiva

É fisioterapeuta e ainda não conhece a Pós em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva? Devido a pandemia do novo coronavírus, o profissional com essa formação vem sendo muito requisitado. Isso ocorre devido a necessidade de prevenção e tratamento de complicações respiratórias, motoras e neurológicas enfrentadas por esses pacientes. O fisioterapeuta cardiorrespiratório e intensivista ainda pode realizar o ajuste e manuseio de ventiladores mecânicos, além de também estar presente em todos os processos de recuperação dos doentes críticos. 

Ficou interessado? Temos ainda outros motivos para convencer você a vir estudar na UCPel : )

Por que fazer uma especialização?

Fazer uma especialização possibilita ao profissional aprofundar seus conhecimentos na área. Primeiramente, capacitará o fisioterapeuta para a atuação em um ambiente hospitalar. Em segundo lugar, a pós em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva prepara para atuação dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O profissional ficará apto para lidar com o paciente crítico, aquele com suporte ventilatório, que possui limitação motora grave e outros problemas que exigem maior cuidado e conhecimento. Um terceiro motivo, destacado pela coordenadora do curso, professora Thamires Seus, é a alta demanda existente no mercado por esse profissional.

“A demanda pelo profissional fisioterapeuta especialista nessa área cresceu mais de 1000% nos últimos meses em função da pandemia de covid-19”.

Confira o vídeo com informações sobre a área e sobre a pós da UCPel:

Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva na UCPel

A pós em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva é ofertada somente pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) na região sul. Dessa maneira, a criação da pós identifica a carência de profissionais com esse perfil no mercado de trabalho. 

Entre os diferenciais da pós da UCPel, em primeiro lugar, consta o desenvolvimento de atividades práticas em ambiente hospitalar e em unidade de terapia intensiva. De acordo com a professora Thamires, isso permite que o profissional adquira experiência prática e vivência de todos os conhecimentos adquiridos durante o curso. 

Outro diferencial são os professores, convidados de todo o Brasil e referências em suas áreas. Também é diferencial a trajetória da UCPel. Em 2020, a universidade completou 60 anos de história. Sobretudo, o maior destaque é o Hospital Universitário São Francisco de Paula, local onde ocorrerão as práticas.

Mercado aquecido

Desde o começo da pandemia, somente o estado do Rio Grande do Sul teve um aumento de 65% em leitos de UTI para atendimento de paciente Covid-19. No país, a expectativa é de aumento de 20% no número total de leitos em UTI. Pelo menos metade desses leitos devem permanecer abertos após o término da pandemia.

Como antes da pandemia o mercado já demonstrava necessidade da presença desse profissional especializado em terapia intensiva e cardiorrespiratória, a expectativa é de uma demanda ainda maior. Da mesma forma, o acompanhamento de pacientes que passaram pela UTI e se recuperaram deve exigir a presença permanente deste profissional por um bom período.

De acordo com o site Salário, um fisioterapeuta sem especialização ganha em média R$ 2.978,84 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 31 horas semanais; e pode chegar até R$ 5.734,64 em regime CLT . O site ainda destaca o aumento de 36.52% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho no último ano.

Como funciona a pós em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva

Por fim, a pós da UCPel é voltada para fisioterapeutas. O curso tem carga horária total de 396 horas. Os encontros são presenciais com aulas quinzenais, nas sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

No site do curso, disponível neste link, você encontra diversas informações, como o nome de cada professor, todas as disciplinas e formas de ingresso. Pronto pra começar a nova jornada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel