Já ficou sabendo? Continuar os estudos e obter um diploma de  ensino superior pode garantir aos trabalhadores um salário até quatro vezes maior do que quando os estudos são interrompidos no ensino médio. É o que concluiu o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Essa vantagem é ainda maior no Brasil. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) comparou a situação salarial e a empregabilidade em 46 países, e o nosso BR ficou em primeiro lugar. Ou seja, por aqui vale muito a pena continuar os estudos.

Ensino Superior Significa Melhores Oportunidades

Segundo as pesquisas, o acesso aos empregos com melhores rendimentos também se mostra maior aos que seguem estudando. No entanto, isso não significa que você precise atuar exclusivamente na área da sua formação. Mesmo que você trabalhe em uma área totalmente diferente daquela que está lá registrada no seu diploma de ensino superior, seus rendimentos ainda serão mais vantajosos.

ensino superior, Formação em Ensino Superior Pode Representar Salários até Quatro Vezes Mais Altos

O coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional aqui da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel), Fábio Castro Neves, inclusive comenta que o diploma já virou quase uma condição para o mercado de trabalho.

“Antigamente ter um diploma de curso superior era um grande diferencial, hoje, tornou-se um requisito básico para ingressar no mercado de trabalho” Fábio Castro Neves, coordenador do EDR

Formação Humana no Ensino Superior

O capital humano que se adquire com os anos adicionais de estudo também foi apontado como um importante fator para essa diferença. A universidade proporciona conhecimentos, habilidades e experiência muito valorizados pelo mercado de trabalho.

A cirurgiã-dentista formada aqui pela UCPel, Mayara Corrêa,  já notou isso tão logo recebeu o diploma. Ela nos contou que o ensino superior foi essencial para o aumento das oportunidades de trabalho e que ela se sentia preparada para os desafios do mercado de trabalho.

“Percebi que o ensino superior se reflete tanto no aumento das oportunidades de trabalho e na possibilidade de ganhar melhores salários, e, da mesma forma, no crescimento e satisfação pessoal” Mayara Corrêa, cirurgiã-dentista egressa da UCPel

Em áreas como saúde e engenharia, onde os salários já são sabidamente mais altos, a pesquisa indicou que um diploma pode significar um aumento de 200% na remuneração do trabalhador. Esse foi um dos motivos que levou a Mariele Oliveira, que já trabalha como técnica há cinco anos, a procurar a UCPel para cursar Enfermagem. “Cursar o ensino superior é muito importante para mim, para ter um bom salário e para me atualizar, aprimorar e reciclar meus conhecimentos e minhas habilidades”, ela comenta.

No caso da Enfermagem temos um bom parâmetro de comparação entre estudo e remuneração. Os profissionais da enfermagem que têm a formação de técnicos recebem uma média salarial de R$1902,00, segundo o site Glassdoor. Enquanto os trabalhadores com ensino superior recebem, em média, R$3600,00, segundo o mesmo site

Ingressar no ensino superior para evoluir na sua carreira

A leitura te convenceu de que um diploma é o melhor para o seu futuro? Neste artigo eu te mostrei que o ensino superior pode ser responsável por um aumento de até quatro vezes no seu salário. Principalmente nas áreas da saúde e da engenharia.

E caso você esteja com dúvida sobre qual carreira escolher, indico que você mergulhe no nosso blog. Lá você vai encontrar artigos que explicam tu-do sobre diversas carreiras.

O vestibular UCPel está com inscrições abertas para processo seletivo de seis cursos de graduação na modalidade presencial, além da oferta de cerca de outros 20 na modalidade EAD.

Há várias maneiras de ingressar na UCPel, com várias opções de carreira para você seguir.  Se inscreva agora mesmo no nosso vestibular e evolua ainda mais na sua vida profissional.