vestibular

Enfermagem do Futuro: Tendências e Mercado

Como será o mercado de trabalho da Enfermagem no futuro? E quais serão as principais tendências para a área? Na última década, as profissões ligadas à saúde vem ganhando ainda mais destaque. Especialmente, devido o uso de tecnologias e do surgimento de novos tratamentos. A pandemia de Covid-19 e a rápida necessidade de ampliação hospitalar estão tornando o seguimento ainda mais atrativo. Anda pensando em cursar Enfermagem? Já adianto: esse é o melhor momento para começar!

Enfermagem e mercado no futuro

Enfermagem do Futuro

Consideradas umas das profissões mais completas e integrativas na área da saúde, a Enfermagem atua em três níveis de atendimento: primário, secundário e terciário. Devido a quantidade de cenários possíveis, a profissão pede atualização constante.

O aparecimento de novas tecnologias disponibilizam mais ferramentas para a realização de um atendimento qualificado, o que exige conhecimento dos novos processos.

Com o envelhecimento da população brasileira – a expectativa é que, a partir de 2039, o Brasil tenha mais pessoas idosas do que crianças na sua configuração populacional, o enfermeiro terá seu campo de atuação ampliado, visto sua atuação na prevenção de agravo, promoção da saúde e redução de sequelas das enfermidades clínicas já instaladas.

Quer conhecer mais motivos? Então vamos lá!

Enfermagem Home Care

A opção pela assistência domiciliar está em expansão em todo o país. Especialmente, devido ao envelhecimento da população, aumento da expectativa de vida e com ela o crescimento de doenças crônicas, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares.

Neste cenário, o enfermeiro fica responsável por atividades como o acompanhamento de medicações, assistência em cuidados com a saúde, troca de curativos e demais procedimentos que podem ser realizados na casa do paciente.

Da mesma forma, também pode ser o responsável por elaborar a sistematização da assistência de enfermagem através de guia para os trabalhos do profissional e demais envolvidos.

Enfermeiro de UTI Adulto e Neonatal

Pela complexidade da atuação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), voltada ao atendimento de pacientes graves, exige do profissional conhecimentos técnicos e científicos, além da capacidade de liderança. Do mesmo modo, enfermeiros de UTI irão atuar junto a equipes multidisciplinares (formadas por técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas e outros enfermeiros).

Enfermagem em Nefrologia

A Sociedade Brasileira de Nefrologia estima que atualmente dez milhões de brasileiros sofram com alguma disfunção renal. Em contrapartida, surge a necessidade de profissionais para atuar no cuidado e na assistência desses pacientes.

O enfermeiro em Nefrologia faz o acompanhamento de pacientes em terapias renais e administra o tratamento daqueles que apresentam quadros crônicos e agudos. Assim, o profissional pode atuar em hospitais, ambulatórios, em domicílio e até mesmo em unidades de ensino.

Gestão do Bloco Cirúrgico

Peça chave para o bom funcionamento do bloco cirúrgico, o profissional da enfermagem atua tanto na assistência, como no gerenciamento do espaço.

Assim sendo, sua função vai desde a capacitação e desenvolvimento da equipe até o controle de medicamentos e utilização correta dos equipamentos. Ao mesmo tempo atua na organização de escalas de trabalho, supervisiona a realização de procedimentos e verifica se os profissionais estão seguindo as normas da unidade de saúde.

Enfermagem Estética

Procurado por homens tanto quanto por mulheres, o setor estético está em constante crescimento. Assim também surge a necessidade de profissionais qualificados.

De acordo com a resolução do Conselho Federal de Enfermagem, entre as atribuições do profissional especializado na área de estética está os cuidados domiciliares de pacientes submetidos a procedimentos estéticos e registrar no prontuário dados e ocorrências sobre a intervenção.

Venha Estudar a Enfermagem do Futuro

Se identificou com alguma dessas áreas e quer estar qualificado para o mercado de trabalho? Venha para a Universidade Católica de Pelotas (UCPel)!

Com aprendizado na prática, o aluno da Católica pode atuar nas Unidades Básicas de Saúde da UCPel e do município, no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, em projetos de extensão e pesquisas de iniciação científica.

Qual Área da Saúde me Encaixo?

Certamente se você chegou até aqui, sabe que a área da saúde desperta seu interesse. Entretanto, pode estar em dúvida sobre qual formação se enquadra melhor com seu perfil.

Nesse sentido, que tal fazer nosso teste vocacional e ver qual será a sua profissão do futuro?

Enfermagem do futuro, Enfermagem do Futuro: Tendências e Mercado

Tags:

Um comentário em “Enfermagem do Futuro: Tendências e Mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2022 Blog da UCPel