Conhece a Engenharia Civil da UCPel?

Em meio a tantas opções, escolher uma profissão pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, determinar o seu futuro é um grande passo e precisa ser feito com cuidado, não é mesmo? Então, aqui vai uma dica para quem gosta de projetar, gerenciar e executar obras: a Engenharia Civil!

máquina do laboratório de resistência da engenharia civil da ucpel em plano fechado; chapéu de engenheiro sobreposto sobre a máquina.

Capaz de aplicar conhecimentos específicos de forma prática com o intuito de produzir novas utilidades, o engenheiro, antes de mais nada, estuda o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica. Além disso, coordena o desenvolvimento ou até mesmo a produção. (ufa!)

Mas para que a formação dos futuros profissionais seja completa, é necessária uma estrutura qualificada, que leve em conta a aprendizagem teórica e prática. E, como você sabe (eu sei que sabe 😜), a UCPel oferece um ensino dinâmico e diferenciado.  Portanto, aqui o acadêmico do curso de Engenharia Civil tem a sua disposição:

• Laboratórios de Engenharia Civil (LEC)
  • Laboratório de Resistência de Materiais (LRM)
  • Laboratório de Instalações Hidrossanitárias
  • Laboratório de Conforto Ambiental
  • Laboratório de Computação Gráfica
  • Laboratório de Topografia e de Geotecnia e Solos
  • Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura (EMEA)
  • Maquetaria

O quão incrível isso é? Muuuuito incrível 👏👏👏

Ficou interessado? Então, segue lendo que vou te apresentar um pouco do fantástico universo da Engenharia Civil!

engenharia civil ucpel, Conhece a Engenharia Civil da UCPel?

Como funciona a graduação?

O profissional de Engenharia Civil tem formação generalista nas diversas áreas da profissão, tais como construção civil, geotecnia, transportes, recursos hídricos, saneamento básico e estruturas, além do domínio das técnicas básicas de gerenciamento e administração.

Na UCPel, a graduação é ofertada na modalidade bacharelado e possui conceito 3 pelo MEC. A carga horária é de 3.600 horas em 10 semestres, além de o aluno adquirir conhecimento para seguir na área que bem desejar.

Mas como escolher a área?

Da mesma maneira que existem muitas opções de escolha profissional, dentro de cada curso você encontrará uma série de áreas de atuação que podem ser seguidas.

Na Engenharia Civil, o profissional pode trabalhar projetando, construindo e reformando prédios residenciais e comerciais, bem como grandes instalações como é o caso da construção civil. Também pode manter a infraestrutura dos prédios em ordem, buscando estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço. Isso são algumas atividades da parte de gerência de recursos prediais. Ou ainda pode projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem e até mesmo obras costeiras na parte de hidráulica e recursos hídricos.

“Gente, mas é muita opção!” Calma… Segura esse coração que tem mais!

O profissional também pode atuar em atividades relacionadas a estruturas e fundações, infraestrutura e transporte e, por último, saneamento.

engenharia civil ucpel, Conhece a Engenharia Civil da UCPel?

Na prática

Sabendo que é preciso escolher novamente qual caminho percorrer dentro da área, várias universidades realizam atividades práticas de extensão, o que ajuda a minimizar o famoso sofrimento dos universitários. E é claro que AQUI na UCPel não é diferente, né amore? 😉

O acadêmico do 6° semestre, Jean Brito, por exemplo, foi gratificado com a oportunidade de participar de atividade na área de produção de artefatos de concreto pré-moldados na ArteConP,  fábrica que fica dentro do Presídio Regional de Pelotas. A proposta foi feita pelo professor Celso Pedreira, e a atividade faz parte de um projeto de extensão da UCPel em parceria com a Prefeitura de Pelotas. Pode dizer, é outro nível, né não?

fachada da fábrica ArteConP

Ficou interessado em saber um pouco de como o Jean atua ainda na graduação? Dá teu clique e assiste o vídeo!

E aí, curtiu? Sabia que ia gostar! Então, aproveita que a Engenharia Civil é um dos cursos ofertados no Vestibular da UCPel e te inscreve! E tem mais… A inscrição é gratuita e ainda dá pra usar a nota do Enem como forma de ingresso. Imperdível!  😉

Vem estudar com a gente!

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Estude na UCPel” link=”http://vestibular.ucpel.edu.br/” linkrel=””]