Acadêmicos da Enfermagem atuam em vacinação contra a covid-19

Acadêmica da Enfermagem UCPel auxilia idoso na vacinação contra a Covid-19

A campanha de vacinação contra a covid-19 que ocorre atualmente em Pelotas ganhou o reforço voluntário de acadêmicos do sétimo e nono semestres do curso de Enfermagem da UCPel. O grupo de estudantes tiveram momentos de verdadeiros profissionais da saúde, atuando na aplicação de vacinas e colaborando com orientações e atividades ligadas à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

Os acadêmicos envolvidos, além do mais, contribuem com um trabalho de investigação e orientação para pessoas positivados e que não sabem como proceder. Mais uma experiência super rica para estes jovens, que previamente à pandemia já integralizavam a rede de atenção primária à saúde junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Católica.

A professora do curso de Enfermagem Luciene Primo afirma que essa é uma oportunidade que os alunos estão tendo de estar presente durante um momento histórico. “Será um legado à vida profissional deles participar de um momento histórico para o país e para o mundo no que tange a questão da saúde pública”, disse. E, de fato, não há nenhum exagero na fala da professora. Afinal, quantas são as pessoas que, durante sua formação universitária, tiveram a oportunidade de se fazer presente e ajudar durante uma crise sanitária tão alarmante quanto a que estamos vivendo? É realmente uma história para se orgulhar.

Dose de esperança e gratidão

Acadêmicos Enfermagem UCPel auxiliam na vacinação em Pelotas

A chegada das vacinas ao Brasil se tornou uma dose de esperança para uma população que muito sofreu com a pandemia. Neste momento em que as aplicações começam a se intensificar, nada mais gratificante para os acadêmicos da Enfermagem UCPel do que auxiliar na vacinação. Um marco histórico que possibilita visualizar o sorriso (por trás das máscaras) de cada um dos novos imunizados.

Para Isabella Bonneau, aluna do sétimo semestre, a experiência voluntária carrega pode ser traduzida em gratidão. “Está sendo gratificante para todos nós levar uma dose de esperança para cada pessoa beneficiada em cada rodada de vacinação, trazendo a perspectiva de que vamos superar essa fase e sair ainda mais fortalecidos”, afirma Isabella.

Para estes futuros profissionais da saúde, a ideia de estar vivenciando uma pandemia ainda é difícil de assimilar. “Por mais que eu tenha escolhida a enfermagem como profissão e sabendo de todos os seus desafios, jamais imaginei vivenciar isso”, disparou Marina da Silva.

Acadêmicas do curso de Enfermagem da UCPel

Isadora Fernandes também considera como uma oportunidade única a possibilidade de “levar alegria em meio ao caos”, como descreve. “É uma variação de sentimentos bons identificar o olhar de cada um ao receber a vacina. São olhos que sorriem, e isso é muito gratificante”, conclui.

Quer saber ainda mais sobre esse atendimento? Então dá play aí no vídeo do Por Dentro UCPel, no drive-thru para vacinação da covid-19.

E aí, gostou de saber dessa ótima contribuição feita pelo pessoal da enfermagem? Então siga acompanhando todas as notícias referentes ao curso, clicando aqui, para não perder nenhuma novidade.

Tags: