Coronavírus: o que é fake e o que é verdade

Coronavírus: o que é Fake e o que é verdade, Coronavírus: o que é fake e o que é verdade

O que é Fake News e o que é verdade sobre o coronavírus? Não há outro assunto discutido no momento em todo o mundo! Para ajudar a população a obter informação confiável, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda EAD da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) adaptaram inteiramente seus planos de ensino na intenção de produzir materiais orientativos sobre o assunto.

A ideia é fazer com que os alunos de ambos os cursos trabalhem de forma integrada, produzindo reportagens, notícias e gráficos que contribuam para o conhecimento da população. Até porque informação de qualidade nunca é demais, né gente?! Ainda mais se considerarmos a quantidade de relatos falsos, notícias com fonte duvidosas e diversos outros tipos de “Fake News” que nos deparamos nas redes sociais.

O que é fake e o que é verdade?

Em se tratando das fakes news, os principais alvos dessas “pragas da era moderna” são os idosos. Infelizmente, por diversos motivos, pessoas da terceira idade costumam encontrar mais dificuldades para discernir entre o que é uma fonte confiável e o que é uma fonte duvidosa. E até mesmo para obter o completo entendimento de algumas informações, que adotam linguagem técnica e utilizam de fontes pequenas ou gráficos complexos.

É justamente a este grupo de pessoas que os alunos estão sendo instigados a construir suas informações: trabalhando texto, imagem e gráficos da maneira mais clara possível. Até porque convenhamos: nada mais justo do que o principal grupo de risco da Covid-19 ter privilégio na hora de receber uma informação.

E é aí que a famosa expressão “win-win” se aplica, meus queridos. Porque não serão somente os idosos serão beneficiados com informações quentinhas e de primeiríssima categoria. Os alunos, ao encarar essa desafio, se tornarão profissionais – e porquê não pessoas – muito mais preparados para a vida.

É nessa linha que a aluna Graciele Borba, do Jornalismo EaD, encara a oportunidade. Confere aí a fala da moça!

Nada se cria, tudo se adapta

A Publicidade e Propaganda EAD já estava com o seu projeto integrador em exercício quando, de repente, boom! Tudo precisou ser adaptado. O fato é: não há como desperdiçar a chance de trabalhar em cima de um assunto tão em evidência e, principalmente, ajudar as pessoas a enfrentarem essa crise da melhor forma possível.

Diante desse cenário, a coordenação do curso, comandado pela professora Cristina Russo da Porciúncula, também botou o pessoal da PP pra se coçar! No bom sentido, é claro. E foi assim que ótimas ideais surgiram entre os grupos, adaptando seus planejamentos existentes para também abranger os efeitos do coronavírus em determinados clientes e/ou locais de Pelotas.

Um dos grupos planeja realizar uma ação urbana no Parque Una visando o retorno às ruas, conscientização a população sobre manter os cuidados de higiene mesmo com o dia a dia normalizado. Ainda, está nos planos realizar a produção e exposição de um pássaro feito de origami usado com papel reciclado, como simbolismo ao ato de poder voltar a andar pelas ruas. Que esse dia chegue logo, aliás.

“É uma oportunidade para que os alunos sejam capazes de se reinventar e pensar de que forma eles podem ser diferentes e contribuir nesse momento. É um grande momento de aprendizagem, de ser criativo e buscar elementos que possam ser adaptados a essa realidade”.

Cristina Russo Porciúncula

Através de webconferências, alunos e professores mantêm contato sobre o andamento das atividades e para avaliar a possibilidade novas adaptações. A verdade é que até toda essa crise passar, teremos que nos adaptar diariamente. E sempre buscar fazer o que está em nosso alcance para ajudar ao próximo, como fazem esses alunos incríveis desses cursos maravilhosos!

Don Draper aprova sua boa atitude!