Conheça o mercado para Arquitetos e Urbanistas

mercado para arquitetos, Conheça o mercado para Arquitetos e Urbanistas

Quando se pensa em Arquitetura e Urbanismo logo já imaginamos um profissional que desenha prédios, não é? Mas, já adiantamos que o mercado para arquitetos é muito mais diverso do que você pensa!

Durante o curso, o Arquiteto e Urbanista aprende a projetar, planejar e organizar espaços e construções que atendam às necessidades humanas, como residências, móveis, prédios, espaços públicos, parques, salas e shoppings.

Para se dar bem no mercado de trabalho, é necessária muita criatividade e proatividade. As vagas de emprego existem tanto na esfera pública (em que a contratação é feita através de concursos públicos), quanto em escritórios particulares ou contratos de projetos de forma temporária.

Confira as possíveis áreas de atuação dessa profissão:

1. Criação de projetos arquitetônicos

Começamos com a área mais clássica do mercado para arquitetos: a criação de projeto, execução de construções e reformas de edifícios. Mas fique atento! Projetar não é apenas desenhar como serão as construções, o profissional precisa conhecer bem o clima do local, o tipo de solo, os tipos de material a serem usados, a interação do projeto com o meio ambiente, como as pessoas vão usá-lo, além de respeitar às regras locais e a incidência de ventos e maresia na hora de bolar sua criação.

2. Paisagismo

mercado para arquitetos, Conheça o mercado para Arquitetos e Urbanistas

Arquitetos e Urbanistas também podem atuar na criação de projetos de tratamento paisagístico de jardins de casas, edifícios, residenciais e prédios empresariais. A demanda por profissionais dessa área cresceu muito por conta da preocupação em relação à sustentabilidade que empresas e indivíduos começaram a ter nas últimas décadas.

3. Criação de interiores e móveis

Os profissionais que atuam nessa área projetam móveis sob medida para seus clientes e coordenam como será a decoração interna do imóvel. A diferença entre arquitetos e decoradores (que possuem outro curso de formação) é que apenas o arquiteto pode resolver questões estruturais, como alteração de revestimentos, além de instalação e renovação de sistemas, como ar, água, luz e esgoto.

4. Urbanismo

Representando o segundo nome do curso, urbanismo é a área de atuação encarregada pelo planejamento das cidades. Ou seja, toda a malha rodoviária, a delimitação de loteamentos e a escolha dos melhores locais para os edifícios altos são responsabilidade desse profissional.

5. Tecnologia

Uma área de trabalho que pouca gente sabe que o arquiteto e urbanista pode atuar é a da tecnologia e inovação. Atualmente, empresas de criação de video games, startups de realidade virtual ou estúdios de cinema estão contratando arquitetos para melhorar a experiência dos seus clientes ao usar seus produtos. A ideia é usar o conhecimento destes profissionais para criar, virtualmente, cenários de cidades e interiores de edifícios muito mais realistas.

6. Gerenciamento de obras

Se você for alguém que gosta de colocar a mão na massa, muitos arquitetos e urbanistas escolhem não trabalhar em escritórios, mas sim direto no canteiro de obras, fiscalizando o andamento dos projetos e se certificando de que tudo sairá da forma correta e dentro do prazo.

7. Ensino e pesquisa

Não se esqueça que, da mesma forma, o mercado para arquitetos também abrange a área do ensino e da pesquisa. Essa é mais uma forma de contribuir para a sociedade através do compartilhamento de informações em aulas e projetos de pesquisa em faculdades e universidades.

Então, gostou da profissão? Vem fazer Arquitetura e Urbanismo na UCPel!

Conheça o curso da UCPel:

A estrutura do curso de Arquitetura e Urbanismo na UCPel é top. Neste post destacamos quatro diferenciais que só a UCPel tem! Caso você já esteja decidido em cursar arquitetura, se inscreva no Vestibular da UCPel. São diversas formas de ingresso. Saiba mais no nosso site do Vestibular.