pós-graduação

Conheça o mercado para Arquitetos e Urbanistas

mercado para arquitetos, Conheça o mercado para Arquitetos e Urbanistas

Quando se pensa em Arquitetura e Urbanismo logo já imaginamos um profissional que desenha prédios, não é? Mas, já adiantamos que o mercado para arquitetos é muito mais diverso do que você pensa!

Durante o curso, o Arquiteto e Urbanista aprende a projetar, planejar e organizar espaços e construções que atendam às necessidades humanas, como residências, móveis, prédios, espaços públicos, parques, salas e shoppings.

Para se dar bem no mercado de trabalho, é necessária muita criatividade e proatividade. As vagas de emprego existem tanto na esfera pública (em que a contratação é feita através de concursos públicos), quanto em escritórios particulares ou contratos de projetos de forma temporária. 

Confira as possíveis áreas de atuação dessa profissão:

1. Criação de projetos arquitetônicos

Começamos com a área mais clássica do mercado para arquitetos: a criação de projeto, execução de construções e reformas de edifícios. Mas fique atento! Projetar não é apenas desenhar como serão as construções, o profissional precisa conhecer bem o clima do local, o tipo de solo, os tipos de material a serem usados, a interação do projeto com o meio ambiente, como as pessoas vão usá-lo, além de respeitar às regras locais e a incidência de ventos e maresia na hora de bolar sua criação.

2. Paisagismo

mercado para arquitetos, Conheça o mercado para Arquitetos e Urbanistas

Arquitetos e Urbanistas também podem atuar na criação de projetos de tratamento paisagístico de jardins de casas, edifícios, residenciais e prédios empresariais. A demanda por profissionais dessa área cresceu muito por conta da preocupação em relação à sustentabilidade que empresas e indivíduos começaram a ter nas últimas décadas.  

3. Criação de interiores e móveis

Os profissionais que atuam nessa área projetam móveis sob medida para seus clientes e coordenam como será a decoração interna do imóvel. A diferença entre arquitetos e decoradores (que possuem outro curso de formação) é que apenas o arquiteto pode resolver questões estruturais, como alteração de revestimentos, além de instalação e renovação de sistemas, como ar, água, luz e esgoto. 

4. Urbanismo

Representando o segundo nome do curso, urbanismo é a área de atuação encarregada pelo planejamento das cidades. Ou seja, toda a malha rodoviária, a delimitação de loteamentos e a escolha dos melhores locais para os edifícios altos são responsabilidade desse profissional.

5. Tecnologia

Uma área de trabalho que pouca gente sabe que o arquiteto e urbanista pode atuar é a da tecnologia e inovação. Atualmente, empresas de criação de video games, startups de realidade virtual ou estúdios de cinema estão contratando arquitetos para melhorar a experiência dos seus clientes ao usar seus produtos. A ideia é usar o conhecimento destes profissionais para criar, virtualmente, cenários de cidades e interiores de edifícios muito mais realistas.

6. Gerenciamento de obras

Se você for alguém que gosta de colocar a mão na massa, muitos arquitetos e urbanistas escolhem não trabalhar em escritórios, mas sim direto no canteiro de obras, fiscalizando o andamento dos projetos e se certificando de que tudo sairá da forma correta e dentro do prazo. 

7. Ensino e pesquisa

Não se esqueça que, da mesma forma, o mercado para arquitetos também abrange a área do ensino e da pesquisa. Essa é mais uma forma de contribuir para a sociedade através do compartilhamento de informações em aulas e projetos de pesquisa em faculdades e universidades. 

Então, gostou da profissão? Vem fazer Arquitetura e Urbanismo na UCPel!

Conheça o curso da UCPel:

A estrutura do curso de Arquitetura e Urbanismo na UCPel é top. Neste post destacamos quatro diferenciais que só a UCPel tem! Caso você já esteja decidido em cursar arquitetura, se inscreva no Vestibular da UCPel. São diversas formas de ingresso. Saiba mais no nosso site do Vestibular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel