Saiba quais são as formas de financiamento na UCPel

financiamento ucpel, Saiba quais são as formas de financiamento na UCPel

Entrou para a UCPel e agora? Dá para financiar? A Universidade Católica de Pelotas é uma instituição comunitária, sem fins lucrativos, estando a serviço da comunidade de Pelotas e região. Porém, seus cursos possuem mensalidades, a fim de garantir a qualidade em ensino e estrutura, além de manter os serviços oferecidos gratuitamente à população.

No auxílio dos estudantes, a UCPel oferece diferentes opções de financiamento. O primeiro deles funciona através de um crédito próprio, concedido pela Fundação Dom Antônio Zattera. O segundo é por meio de uma linha de crédito em parceria com o Banrisul. Confira abaixo mais detalhes:

Logo da Fundação Dom Antônio Zattera

Financiamento de até 50%

A Fundação Dom Antônio Zattera disponibiliza crédito estudantil de até 50% do valor da mensalidade, sem necessitar o envolvimento de instituição financeira. E, o melhor, sem juros.

O financiamento varia conforme a renda por pessoa dentro do núcleo familiar. O ressarcimento ocorre nos anos posteriores à formatura. Ou seja, o parcelamento do valor total terá o mesmo prazo de utilização do benefício.

O crédito concedido pela Fundação Dom Antônio Zattera está disponível para os alunos de todos os cursos presenciais da UCPel e para todas as formas de ingresso (vestibular e extravestibular). Entretanto, a exceção recai para os alunos da Medicina, que possuem condições especiais.

É possível solicitar, a qualquer momento, uma análise capaz de comprovar (ou não) a aptidão ao financiamento da UCPel. Em caso positivo, passa a valer a partir da próxima parcela. Mais informações estão disponíveis na Fundação pelo e-mail fundaza@ucpel.edu.br.

Crédito estudantil em parceria entre UCPel e Banrisul

Para os alunos da Medicina

Os acadêmicos do curso de Medicina possuem condições especiais quando o assunto é financiamento. Aliás, a UCPel oferece duas alternativas:

VIA FUNDAÇÃO – A Fundação Dom Antônio Zattera concede percentual máximo de 25% de crédito ao longo do curso, com ressarcimento do valor nos seis anos após a formatura. O edital costuma ser publicado todo mês de dezembro, e as inscrições geralmente são realizadas em janeiro. São disponibilizadas quatro vagas por publicação, normalmente.

VIA BANRISUL – A linha de crédito estudantil em parceria com o Banrisul concede 50% de financiamento e pode ser solicitada a qualquer momento do curso, basta estar matriculado. Assim, o banco avalia se o aluno e o fiador se enquadram nas normas do financiamento, que ocorre de forma anual.

Para entender melhor, vejamos o exemplo: caso financie as mensalidades de 2020, irá pagar 50% neste ano e 50% no próximo (2021). Caso queira financiar 2021, para que as parcelas não coincidam, terá carência de 12 meses para o pagamento, e assim sucessivamente. Ou seja, se o aluno financiar os seis anos de curso, terá 12 anos para ressarcir todo o valor. Os juros incidem em 1,25%.

Arte do Guia do Financiamento da UCPel

Guia do Financiamento da UCPel

Ainda com dúvidas? O Guia do Financiamento UCPel, disponível aqui, oferece ainda mais informações sobre as opções de crédito disponibilizadas pela Universidade. Por exemplo, itens como requisitos e documentação necessária, regras do financiamento, condições para mantê-lo ativo e até mesmo desistência da bolsa estão disponíveis no material.

Em conclusão, é possível também entrar em contato direto com a equipe da Central Financeira da UCPel pelo e-mail financeiro@ucpel.edu.br.

8 comentários em “Saiba quais são as formas de financiamento na UCPel

1. Gostaria de saber se consigo o FIES para o curso de fisioterapia e qual porcentagem é o financiamento? 100% do valor da parcela? Ou tem faixas? Tipo 50%, 80%? Obrigado

1. Olá!
      Tudo bem?

Infelizmente, não aceitamos FIES, mas ofertamos o nosso Financiamento Estudantil próprio da universidade, além de parceria com o Banrisul.

Tu pode entrar em contato pelo e-mail fundaza@ucpel.edu.br para mais informações.

2. Não entendi como poderei pagar a mensalidade e o financiamento no ano seguinte, não seria financiamento estudantil bancário para pagar após a formatura?

1. Olá! Tudo bem?
      O nosso financiamento é pago após o término do curso pelo mesmo período de duração da graduação.
      Ou seja, se a sua graduação foi de 4 anos, você terá 4 anos para pagar o financiamento.

Para mais informações tu pode entrar em contato pelo e-mail fundaza@ucpel.edu.br que eles irão tirar todas as tuas dúvidas.

3. Bom dia!

Eu gostaria muito de fazer Psicologia na UCPel já a partir deste ano. Já sou portador de diploma (me formei em Direito na UFPel).

O que me impede, na verdade, são as condições de pagamento. Eu sou funcionário público, tenho uma boa renda (mais de 3 salários mínimos), porém meus gastos são bem elevados, e não conseguiria pagar a mensalidade do curso. Já fui informado que possuo desconto de 30% por ser portador de diploma, mas precisaria de mais desconto.

Gostaria de saber se posso aderir ao financiamento de vocês, e quais as formas e valores de pagamento ou financiamento que estão ao meu dispor!

Fico no aguardo!

Atenciosamente,
    Lucas.

4. Boa noite,
    Gostaria de saber se tem como conseguir financiamento pelos 2, pelo Dom Antônio Zattera e Banrisul, pois quero Medicina, mas só 50% não é o suficiente para mim.
    Obrigada desde já!