Saiba quais são as formas de financiamento na UCPel

financiamento ucpel, Saiba quais são as formas de financiamento na UCPel

Entrou para a UCPel e agora? Dá para financiar? A Universidade Católica de Pelotas é uma instituição comunitária, sem fins lucrativos, estando a serviço da comunidade de Pelotas e região. Porém, seus cursos possuem mensalidades, a fim de garantir a qualidade em ensino e estrutura, além de manter os serviços oferecidos gratuitamente à população.

No auxílio dos estudantes, a UCPel oferece diferentes opções de financiamento. O primeiro deles funciona através de um crédito próprio, concedido pela Fundação Dom Antônio Zattera. O segundo é por meio de uma linha de crédito em parceria com o Banrisul. Confira abaixo mais detalhes:

Logo da Fundação Dom Antônio Zattera

Financiamento de até 50%

A Fundação Dom Antônio Zattera disponibiliza crédito estudantil de até 50% do valor da mensalidade, sem necessitar o envolvimento de instituição financeira. E, o melhor, sem juros.

O financiamento varia conforme a renda por pessoa dentro do núcleo familiar. O ressarcimento ocorre nos anos posteriores à formatura. Ou seja, o parcelamento do valor total terá o mesmo prazo de utilização do benefício.

O crédito concedido pela Fundação Dom Antônio Zattera está disponível para os alunos de todos os cursos presenciais da UCPel e para todas as formas de ingresso (vestibular e extravestibular). Entretanto, a exceção recai para os alunos da Medicina, que possuem condições especiais.

É possível solicitar, a qualquer momento, uma análise capaz de comprovar (ou não) a aptidão ao financiamento da UCPel. Em caso positivo, passa a valer a partir da próxima parcela. Mais informações estão disponíveis na Fundação pelo e-mail fundaza@ucpel.edu.br.

Crédito estudantil em parceria entre UCPel e Banrisul

Para os alunos da Medicina

Os acadêmicos do curso de Medicina possuem condições especiais quando o assunto é financiamento. Aliás, a UCPel oferece duas alternativas:

VIA FUNDAÇÃO – A Fundação Dom Antônio Zattera concede percentual máximo de 25% de crédito ao longo do curso, com ressarcimento do valor nos seis anos após a formatura. O edital costuma ser publicado todo mês de dezembro, e as inscrições geralmente são realizadas em janeiro. São disponibilizadas quatro vagas por publicação, normalmente.

VIA BANRISUL – A linha de crédito estudantil em parceria com o Banrisul concede 50% de financiamento e pode ser solicitada a qualquer momento do curso, basta estar matriculado. Assim, o banco avalia se o aluno e o fiador se enquadram nas normas do financiamento, que ocorre de forma anual.

Para entender melhor, vejamos o exemplo: caso financie as mensalidades de 2020, irá pagar 50% neste ano e 50% no próximo (2021). Caso queira financiar 2021, para que as parcelas não coincidam, terá carência de 12 meses para o pagamento, e assim sucessivamente. Ou seja, se o aluno financiar os seis anos de curso, terá 12 anos para ressarcir todo o valor. Os juros incidem em 1,25%.

Arte do Guia do Financiamento da UCPel

Guia do Financiamento da UCPel

Ainda com dúvidas? O Guia do Financiamento UCPel, disponível aqui, oferece ainda mais informações sobre as opções de crédito disponibilizadas pela Universidade. Por exemplo, itens como requisitos e documentação necessária, regras do financiamento, condições para mantê-lo ativo e até mesmo desistência da bolsa estão disponíveis no material.

Em conclusão, é possível também entrar em contato direto com a equipe da Central Financeira da UCPel pelo e-mail financeiro@ucpel.edu.br.