Quais profissões estarão em alta em 2021 e 2022?

Homem sobe escada em busca do sucesso em uma das profissões

A valorização crescente de algumas profissões no mercado de trabalho tem atraído tanto aqueles que estão escolhendo um curso de graduação quanto quem se encontra em processo de transição de carreira. Para 2021 e 2022, as áreas jurídica, da saúde, do marketing, da construção e da tecnologia apresentam-se como as mais fortes, conforme diversas pesquisas e sites de recursos humanos.

Ingressar nesses campos do conhecimento costuma exigir formação correspondente e habilidades práticas obtidas em estágios e especializações. Em compensação, tais profissionais devem garantir ampla disponibilidade de empregos e boa remuneração.

Elementos de uma placa de computador traduzem uma das profissões mais em alta

Áreas de inovação e tecnologia

Os dados gerados diariamente pelas empresas demandam, cada vez mais, a utilização de profissionais para realizar o seu gerenciamento. Conhecimentos relacionados à programação, sobretudo em linguagens afins com automação, internet das coisas, inteligência artificial e machine learning, são bastante requisitados.

Os formados em Engenharia de Computação, Ciências da Computação e Análises de Sistemas integram primordialmente a vasta área da Tecnologia de Informação, que procura por cientistas de dados, engenheiros de cibersegurança, desenvolvedores de JavaScript, engenheiros de dados e até mesmo especialistas em inteligência artificial.

Médicos atuando em uma sala de cirurgia

Áreas da saúde

Independentemente de qualquer crise, a Medicina deve continuar como uma das áreas mais procuradas por seus serviços. Por isso, sendo uma das profissões em alta, o ingresso no curso de graduação é um dos mais concorridos, visto que é considerado sinônimo de amplo mercado de atuação e altos salários.

O médico pode trabalhar em clínicas, hospitais, consultório próprio, centros de pesquisa e no serviço público. Regiões mais afastadas costumam ter déficit de especialistas. Outras áreas da saúde também tendem a necessitar de profissionais, como Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina e Odontologia, cujas técnicas em estética têm sido bastante solicitadas.

Mulher trabalha com marketing digital, uma das profissões em alta

Área do maketing

Nos últimos anos, a Comunicação Social expandiu de forma acelerada sua atuação através do marketing digital. Os avanços da tecnologia mudaram os hábitos de consumo da população, incentivando cada vez mais a mediação por um ambiente virtual.

Surgiram, dessa forma, demandas por profissionais capazes de satisfazer esse mercado em expansão. São requisitados constantemente – e deve continuar assim pelos próximos anos – os cargos de gestor de mídias sociais, analista de conteúdo, gerente de performance, gestor de inovação e gestor de marketing para e-commerce. A formação costuma ser em Marketing, Administração e Publicidade.

Engenheiros apontam para planta de empreendimento

Área da construção

A Engenharia Civil mantem-se como um das profissões mais promissoras dentro da economia brasileira, conforme a quantidade de projetos de infraestrutura a serem realizados. Além das grandes construções, um dos destaques na área tem sido a demanda de pequenas obras, como a reforma de moradias. Ademais, outra carência é de profissionais habilitados e com experiência para cargos de gerência e liderança em empresas de renome.

Celulares com proteção simbolizam o Direito Digital

Área jurídica

O campo do Direito é um dos mais antigos, formando inúmeros profissionais por ano. Entre as especializações, uma que tem obtido cada vez mais procura é o Direito Digital, voltado a atividades jurídicas que envolvam casos de violações no mundo virtual. Os crimes cibernéticos, por exemplo, abordam transações comerciais, direitos autorais e até mesmo exposição de fotos íntimas.

Quer estudar na UCPel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2020 Blog da UCPel