Enfermagem é um dos cursos oferecidos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) nos processos seletivos que ocorrem duas vezes ao ano. A graduação, que ficou entre as três melhores do estado entre as instituições privadas no Ranking da Folha de São Paulo de 2018, passou por reformulações que tornaram o currículo ainda mais atualizado e em sintonia com o mercado de trabalho. Assim, ao finalizar o curso, o acadêmico entra no mercado com total capacidade e autonomia para desenvolver um trabalho de qualidade.
1. Enfermagem com aulas no turno da noite
Desde 2018, a UCPel passou a oferecer o curso de Enfermagem no turno da noite. A mudança gera, principalmente, oportunidades aos alunos que precisam conciliar o trabalho durante o dia e a busca por uma formação acadêmica. A graduação, atualmente, tem duração de 5 anos.
2. Formação didático-pedagógica
O curso prioriza, principalmente, a inserção do estudante em cenários de prática desde o primeiro semestre. Dessa forma, a formação dos alunos passou a ter uma grade curricular mais completa para capacitar ainda mais os profissionais. Atualmente ela conta com:
- 1.170 horas de atividades teóricas
- 1.050 horas em atividades práticas
- 800 horas de estágio
- 90 horas de extensão
- 170 horas de TCC
- 300 horas de atividades complementares
- 420 horas de atividades a distância.
3. Projetos de extensão
4. Novos equipamentos
O laboratório de habilidades clínicas passou por nova estruturação. Como resultado, passou a contar com equipamentos e manequins para simulação de casos reais.
5. Sintonia com mercado de trabalho
Na UCPel, as práticas e estágios curriculares são desenvolvidos nos mais variados cenários. Os alunos são inseridos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas da rede municipal e estadual (com o desenvolvimento de ações para promoção e prevenção em saúde) e Centros de Atenção Psicossocial. Além disso, a Universidade conta com o hospital próprio São Francisco de Paula (HUSFP)- credenciado como hospital de ensino, hospital amigo da criança e hospital sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A reforma da grade curricular do curso buscou atender às diretrizes do Ministério da Educação (MEC), da Universidade e do mercado de trabalho, com ensino focado em uma formação generalista e baseada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer entrar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]
Estou me formando em tec de enfermagem como fica .. mesmo assim preciso fazer 5 anos
Olá Jordana!
É preciso que você entre em contato com a Central de Atendimento para conferir se há reaproveitamento de cadeiras.