Você já conhece o curso de Direito da UCPel? Conhecido por conciliar prática e teoria, a graduação em Direito da Instituição proporciona diversas vivências aos acadêmicos, bem como possibilita a proximidade com a comunidade e com a realidade da profissão.
Vamos te mostrar três dessas atividades que colocam os alunos em contato com a prática.
Oficinas de Dinâmicas Processuais
Essa atividade, ofertada desde 2016, é voltada aos acadêmicos do primeiro semestre do Direito. A fim de mostrar para os novos alunos as diversas áreas de atuação de quem escolheu esse ramo, o grupo de até 20 alunos faz visitas guiadas ao Poder Judiciário de Pelotas, análise de processo físico e também júri simulado.
Assim sendo, confira a entrevista da acadêmica Francine Santos. Ela conta como foi participar do projeto e expandir sua visão sobre os problemas da comunidade.
As oficinas ocorrem quinzenalmente, todas as terças-feiras, das 13h30 às 17h30.
Projeto Pacientes Jurídicos
Criado em 2017, o projeto facilita o acesso à justiça e ao direito. Isso se dá através da descentralização dos atendimentos que acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro Pestano e Sanga Funda, onde a universidade atua.
Um dos principais objetivos da iniciativa é evitar o agravamento de problemas de saúde, como:
- hipertensão;
- estresse;
- depressão por questões geradoras de angústia.
O atendimento ocorre a cada 15 dias, nas sextas-feiras, quando fichas são disponibilizadas aos usuários da UBS. Após a triagem, junto com um professor orientador, os alunos encaminham as demandas para o Serviço de Assistência Judiciária (SAJ).
Serviço de Assistência Judiciária
O Serviço de Assistência Judiciária (SAJ/ UCPel) é o grande laboratório da graduação. Além de facilitar o acesso à justiça, o espaço também é um campo de atuação acadêmica, sendo instância do estágio do curso de Direito. Portanto, quem procurar o SAJ será atendido por um acadêmico do último ano da graduação supervisionado por um professor.
Assim sendo, o projeto beneficia a população de baixa renda. Desta forma, podem ser beneficiadas pessoas que recebam por mês até dois salários mínimos.
Gostou de saber mais sobre a graduação e da sua atuação na comunidade? Então vem fazer Direito aqui na UCPel!