Que aqui na UCPel aliamos a teoria e a prática desde o início da graduação, você já sabe. E que essa prática ocorre, na grande maioria das vezes, por meio de interações na comunidade, principalmente nas UBS’s, você já deve ter lido por aqui também. Mas como são coisas essenciais para nós e para você que quer exercitar sua profissão atuando com pessoas que precisam, gostamos de divulgar sempre.
Porque, convenhamos, nada melhor que aquele sentimento de retribuição quando a gente consegue ajudar alguém, não é!? Dá até um quentinho no coração.

Nas UBS’s são desenvolvidos diversos trabalhos. E essas atividade não são realizadas apenas por estudantes da Medicina e Enfermagem, como as pessoas imaginam! Tem alunos do Direito, da Psicologia e da Odontologia também. Mas não só esses, tem muitos outros, mesmo que de forma indireta.
Então a gente vai te apresentar um pouquinho mais sobre cada um deles.
Clássico é clássico por algum motivo
Vamos começar falando do curso de Medicina, afinal, a atuação dele nas UBS’s já é previsível.
Desde o primeiro ano da graduação nossos alunos atendem nas UBS’s por meio do modelo observacional. E conforme vão avançando no curso, são inseridos mais e mais nas rotinas de atendimento. Até que possam voar sozinhos.
E a integração dos nossos futuros médicos com a comunidade acontece em 6 UBS (ainda vamos dominar o mundo, rá!).
Uma coisa é certa: aqui a gente põe a mão na massa desde cedo e tenta melhorar a vida de quem mais precisa.
O coordenador do Núcleo de Saúde Coletiva da UCPel, professor Cayo Lopes, e a acadêmica Mariana Motta nos contaram um pouco de como funciona essa inserção dos alunos nas UBS’s. Dá um play no vídeo e confere só:
Carinho com bebês, mamães e futuras mamães

Aqui a gente leva muito a sério nosso papel. E dar atenção para as mamães é uma das ações que mais amamos. Nada melhor que colocar sorrisos no rosto de uma mulher, principalmente daquelas que doam um pedacinho de si para o mundo (é isso ai, mulherada! vocês são muito fortes, tamo junto!).
Uma das formas de demonstrar essa atenção é por meio de um projeto do curso de Odontologia, o Primeiros Mil Dias de Vida.
Esse projeto tem a intenção de promover saúde bucal como já anuncia o própria nome, nos primeiros mil dias. Ou seja, da gestação até o segundo ano do bebê. Esse foi o primeiro projeto de extensão criado na Odonto da UCPel. E, vamos combinar: ele é lindão!
E ele incentiva também futuras mamães. Os acadêmicos que participam desse ofereceram um book fotográfico para as gestantes da UBS Sanga Funda. Porque deve dar saudade do barrigão. E ter um registro bonito deve ser ótimo.
Pacientes Jurídicos
Outro curso que tem uma boa atuação de acadêmicos nas UBS’s é o Direito.
Mas o que tem a ver advogados com saúde? Tudo.
Quem tem alguma pendência judiciária fica preocupado e isso pode contribuir para o desenvolvimento de doenças. Então, ter alguém que possa fornecer esse alívio é ótimo. Por isso, em conjunto com os cursos da saúde já atuantes nas UBS, o Direito passou a ofertar esse auxílio à comunidade.

E aí? Viu que a atuação dos nossos acadêmicos nas UBS vai além do básico!?
Tá afim de fazer parte? Aproveita que o Vestibular 2020 tá com inscrições abertas! Para Medicina e Odonto as provas acontecem no dia 24 de novembro.
Para os outros cursos, você não paga taxa de inscrição e pode usar a nota do Enem como forma de ingresso.
Vem pra cá!

Tags:




