O termo “Startup” é americano e nos dias de hoje é definido como “organização temporária com um modelo de negócios escalável e repetível”. Ficou difícil de entender? Nós te explicamos tudo a partir de agora:
- As startups são organizações temporárias: Como todo negócio, as startups também passam pelas fases difíceis ainda no início da jornada, por isso são taxadas como organizações temporárias, por não possuírem um modelo estável, além de estar buscando uma forma de se solidificar.
- Negócio escalável: Necessitam expandir-se sempre que possível, visando resultados cada vez mais positivos.
- Repetibilidade: As startups não personalizam seus produtos/serviços, estes fornecem um modelo específico de poduto/serviço. Assim, não há perda de tempo e dinheiro.
De tantos cases de sucesso, podemos destacar três: o Airbnb, a Uber e a Apple, são grandes potências que começaram negócios de uma forma simples e foram se expandindo ao longo do tempo.
Mas não é necessário ir muito longe para reconhecer casos que deram super certo. Por meio do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul, o CIEMSUL, o Melhor Envio é um modelo de startup gaúcha que trabalha com fretes para o Brasil inteiro e teve seu início dentro da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), a partir da ideia de egressos que colocaram em prática os conhecimentos adquiridos dentro da universidade.
A Designio Projetos Criativos também teve seu início entro da UCPEL. A empresa de design e tecnologia atua no mercado de comunicação empresarial e estratégias de marketing e tem seu foco principal na potencialização de negócios através da inovação, criando soluções ousadas para seus clientes.
Pode até parecer difícil, mas dar início aos projetos dos seus sonhos você vai precisar de foco, muita determinação e parceiros como o CIEMSUL e a UCPEL, que estão sempre dispostos a te ajudar a tirar os planos do papel.
Tags:




