Você já conhece o curso de Direito da UCPel? Conhecido por conciliar prática e teoria, a graduação em Direito da Instituição proporciona diversas vivências aos acadêmicos, bem como possibilita a proximidade com a comunidade e com a realidade da profissão.
Vamos te mostrar três destas atividades que colocam os alunos em contato com a prática. O Programa Direito na Comunidade, abrange os 9 projetos de extensão do curso de Direito e visa colocar em prática o que se aprende em sala de aula em benefício da comunidade.
Vem conhecer um pouco da transformação social por meio do acesso à justiça e do auxílio na efetivação de direitos humanos fundamentais que a UCPel oferece!
Direito na Rua
O Direito na Rua é um daqueles projetos que estão diretamente ligados à prática através de prestação de serviços em assessoria jurídica. A dinâmica é exatamente como o nome descreve, é escolhido determinada comunidade e os alunos atendem as demandas daquele lugar.
Além disso, é agregado atividades de educação em direitos humanos em escolas do município, promovendo o acesso à justiça, a cidadania e a dignidade da pessoa humana.
Pacientes Jurídicos
Criado em 2017, o projeto facilita o acesso à justiça e ao direito. Isso se dá através da descentralização dos atendimentos que acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro Sanga Funda, onde a universidade atua.
Este é um dos projetos que trabalha de forma interdisciplinar com o curso de Medicina e promovendo a cidadania e a efetivação de direitos.
Um dos principais objetivos da iniciativa é evitar o agravamento de problemas de saúde, como:
- hipertensão;
- estresse;
- depressão por questões geradoras de angústia.
O atendimento ocorre quando fichas são disponibilizadas aos usuários da UBS. Após a triagem, junto com um professor orientador, os alunos encaminham as demandas para o Serviço de Assistência Judiciária (SAJ).
Balcão do Consumidor
Aqui, os atendidos são consumidores e fornecedores, abordando principalmente, a advocacia consultiva e litigiosa, colocando o aluno com a realidade socioeconômica local, potencializando sua formação humanística.
O projeto atende em diferentes frentes:
- Educação jurídica para o consumo;
- Elaboração de reclamações administrativas;
- Promoção de sessões judiciais de conciliação;
- Propositura de ações judiciais, promover uma cultura de valorização da conciliação enquanto mecanismo de solução de conflitos.
Os alunos devem fazer a classificação e o encaminhamento das demandas, realizando o parecer jurídico acerca da problemática.
Gostou de saber mais sobre a graduação e da sua atuação na comunidade? Então, veenha fazer Direito aqui na UCPel! Acesse o nosso site do vestibular e venha descobrir um mundo de possibilidades!