10 curiosidades sobre o curso de Fisioterapia da UCPel

faculdade de fisioterapia - faculdade de fisioterapia em pelotas

O aumento da preocupação com a qualidade de vida tem colocado a Fisioterapia entre as profissões queridinhas da área da saúde. A expectativa é de que em um futuro próximo, as pessoas passem a procurar este profissional muito mais para a prevenção do que para a cura de dores. Entre as recompensas da profissão está a oportunidade de desenvolver uma atividade que ajuda o outro a superar os próprios limites.

Você fez o nosso teste vocacional e descobriu que Fisioterapia pode ser a profissão certa para você? Então preparamos uma lista de 10 coisas para você conhecer mais sobre o curso ofertado pela UCPel.

1. Estágios

Os acadêmicos podem ter contato com a prática desde cedo e realizar os estágios curriculares a partir do 7º semestre, conforme a legislação da categoria. A UCPel oferece oportunidades para bolsistas e voluntários.

2. Clínica no Campus

Instalada no Campus da Saúde, a Clínica de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas realiza acompanhamentos neurológicos, pediátricos, ortopédicos, traumatológicos, pós-operatórios, entre outros para a comunidade.

Conheça 10 motivos para estudar em uma universidade privada

Nas consultas realizadas diariamente na Clínica de Fisioterapia estão envolvidos em torno de 100 acadêmicos. Eles realizam estágios obrigatórios e voluntários para aprimoramento da profissão, sempre sob supervisão.

3. Hospital próprio

O Hospital Universitário São Francisco de Paula, responsável por mais de 60% dos atendimentos do SUS na região, também é um espaço de aprimoramento ao alcance dos acadêmicos. A atuação dos alunos passa por setores como UTIs Gral, Pediátrica e Neonatal e Unidade Semi-intensiva Pediátrica.

4. Atendimento nas UBS’s

A UCPel administra 7 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e desenvolve um trabalho multidisciplinar. Os acadêmicos de Fisioterapia participam deste processo que envolve a ação em equipe com outras áreas da saúde, como enfermagem, odontologia e medicina.

5. Piscina Terapêutica

Um dos espaços de aprendizado dos futuros fisioterapeutas é a piscina terapêutica localizada no Campus da Saúde.

6. Reconhecimento

O Ranking Universitário da Folha de São Paulo destacou o curso de Fisioterapia da UCPel no último ano. A graduação ficou entre as dez melhores do Rio Grande do Sul, incluindo instituições das redes públicas e privadas.

7. Liga acadêmica atuante

A Liga Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (Lafiti/UCPel) e a Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (Lafin)atuam junto ao curso promovendo palestras, estudos e estreitando laços entre os acadêmicos e setores relacionados à profissão.

8. Projetos de extensão

faculdade de fisioterapia - faculdade de fisioterapia em pelotas- fisioterapia UCPel

O curso tem impacto direto na sociedade por meio dos projetos de extensão. São cenários diversificados de aprendizagem e contribuição como o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres/UCPel), CAPS Escola e Escola Louis Braille.

9. Pesquisa

As pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Comportamento da UCPel são também uma oportunidade para quem está na graduação. Os acadêmicos podem desempenhar papeis em estudos interdisciplinares como este que tem o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates.

10.Intercâmbio

A UCPel possui convênio com diversas instituições de ensino internacionais e muitos alunos do curso de Fisioterapia já partiram para essa experiência.

Quer entrar na UCPel?