Vestibular

Prouni: O Que é e Como Funciona?

UCPel oferece 100 vagas integrais no Prouni

Você tem o sonho de cursar uma faculdade, mas ainda está em dúvida de qual porta de entrada para a universidade é a ideal para você? Saiba que o Prouni pode ser a opção. 

O Programa Universidade para Todos, conhecido popularmente como Prouni, foi criado em 2004 e oferece bolsas parciais e integrais em faculdades privadas. 

Você tem interesse em saber como participar? Então, chegou ao conteúdo certo! Além disso, você vai ficar sabendo que a Católica de Pelotas (UCPel) aceita a entrada de alunos por esse sistema e pode ser a sua grande chance rumo a vida universitária. 

É por isso que, neste artigo, você ficará sabendo: 

  • O que é o Prouni e como ele funciona? 
  • Como faz para se inscrever no Prouni? 
  • O que precisa para entrar no Prouni?
  • Quem tem direito ao Prouni?
  • Como uso a minha nota para entrar na UCPel pelo Prouni? 

E muito mais!

Leia o artigo até o final e não perca a chance de cursar uma universidade e realizar o seu sonho!

O que é o Prouni e Como Funciona?

Prouni, Prouni: O Que é e Como Funciona?
Saiba como se inscrever no programa

Como foi dito anteriormente, o Prouni é um programa que oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições de educação superior privadas. 

Visando democratizar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, o programa já tem quase 20 anos e durante este período já concedeu bolsas em todo o Brasil. 

Mas um ponto importante de saber, é que para se inscrever no programa é preciso realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que desde 2009 é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior no Brasil. 

Este ano, 2023, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Já o período de inscrições será de 8 a 19 de maio para o Enem regular. Caso você já esteja se preparando para participar da prova, aproveite e a acesse as nossas dicas para arrasar na temida redação do Enem

Pois bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre o Prouni, chegou a hora de saber se você pode participar do programa. Isso mesmo, há alguns pré-requisitos que devem ser seguidos para que o aluno possa concorrer às bolsas oferecidas pelo programa. 

Siga a leitura, falaremos um pouco mais sobre isso em seguida! 

O Que Precisa Para Entrar no Prouni?

Prouni, Prouni: O Que é e Como Funciona?
Seguir o cronograma do Prouni é importante para não perder a oportunidade de ingressar na universidade!

Desde a sua criação, o Prouni tem como objetivo ofertar a possibilidade de ingresso em um curso de graduação para brasileiros de baixa renda.

Portanto, um dos requisitos para seleção é a renda familiar do candidato. De acordo com o Ministério da Educação (Mec), para participar da seleção de bolsas de 100%, você precisa ter Renda Familiar Mensal Per Capita de até 1,5 salário mínimo.

Já para bolsas de 50%, o Prouni exige renda de até três salários mínimos por pessoa. É também necessário que o candidato não tenha diploma de curso de graduação.

Confira abaixo mais alguns pré-requisitos para participar do programa: 

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio na rede particular, mas como bolsista integral da escola;
  • Ter cursado o ensino médio na rede privada, mas parcialmente na escola da rede pública também;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino atuante na educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e desejar concorrer exclusivamente nas bolsas de cursos de licenciatura. 

Além disso, é necessário que você tenha somado 450 pontos na média das notas do Enem. E não ter zerado a redação. 

Ficou interessado e deseja se inscrever no Prouni? 

É sobre isso que falaremos a seguir! Siga a leitura!

Como faz Para se Inscrever no Prouni? 

Agora que você já ficou sabendo quem pode se inscrever no Prouni, chegou o momento de saber como fazer a sua inscrição. 

Assim como o Enem, o Prouni possui uma plataforma em que é possível realizar a inscrição, acessar as vagas disponibilizadas e se informar sobre o cronograma de cada etapa

Mas calma, não se assuste!

O processo do programa é muito simples, pois o Prouni possui apenas uma única etapa de inscrição, que é realizada gratuitamente

Além disso, se você ainda não tem certeza de qual curso fazer, não se preocupe! 

Cada candidato, no momento da inscrição, pode escolher até duas opções de curso e faculdade, assim como o turno entre as ofertas de cada instituição. O que é muito bom, não é mesmo? 

Nessa fase da vida, é normal ficarmos em dúvida de qual curso seguir. Ter a oportunidade de se inscrever em mais de um curso é a chance de você saber que está realizando a escolha certa para o seu futuro!

Aliás, você sabia que é possível mudar as opções de acordo com o tempo disponibilizado para a inscrição? 

Até o dia de fechar o prazo, é possível  trocar o curso escolhido.

Mas atenção! Será sempre validada a última opção de inscrição que você assinalou. Fique atento!

Fim do prazo, o que fazer? 

Bom, após o encerramento das inscrições, o Prouni classifica os estudantes que realizaram a sua inscrição de acordo com as opções escolhidas e as notas obtidas no Enem. 

Aliás, assim como acontece com o Exame Nacional, são realizadas chamadas de acordo com a lista de interessados em cada vaga.

Ao ser selecionado, você terá um prazo para comparecer à instituição de ensino que você foi selecionado e apresentar os documentos que comprovem as informações que você repassou no momento da inscrição. 

Fique atento!

O MEC permite que cada instituição possa realizar um processo seletivo próprio. Mas essa informação é repassada no momento em que você realizar a inscrição, fique tranquilo! 

Porém, o conselho é o seguinte: entre sempre nos portais de comunicação das instituições que você realizou a sua inscrição.

Assim, você não corre o risco de esquecer algum tipo de documento. Afinal, você não vai querer perder a sua vaga por conta de um descuido, não é mesmo? 

E nesse ponto, agora é o momento em que eu informo para você como é possível se inscrever em uma das vagas que a Católica de Pelotas disponibiliza para o Prouni.

Bora lá?

Vagas Prouni UCPel

Prouni, Prouni: O Que é e Como Funciona?
A Católica de Pelotas oferece bolsas de 100% para o Prouni

Aqui na Católica, nós sempre disponibilizamos bolsas para o Prouni. Inclusive, para o nosso curso de Medicina, que é considerada a maior Escola Médica do Rio Grande do Sul. 

Em média, nós disponibilizamos cerca de cem bolsas para o Prouni a cada semestre. 

Para a seleção do Prouni com ingresso no segundo semestre, a UCPel disponibiliza bolsas integrais (100%) para os seguintes cursos presenciais: Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. Na modalidade a distância, tem vagas Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biomedicina, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Gestão Comercial, Gestão Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Jornalismo, Marketing, Pedagogia, Processos Gerenciais, Publicidade e Propaganda, Redes de Computadores, Segurança Pública e Serviço Social.  

Aqui na UCPel, o estudante pré-selecionado para curso no qual não houver formação de turma no período letivo inicial será reprovado devido a esse motivo, conforme orienta a Portaria Normativa nº 1, de 2 de Janeiro de 2015 – Art. 21 do MEC. 

Ficou interessado? Deseja saber mais sobre como é a nossa universidade? Então, confere aqui neste vídeo como a UCPel é a sua escolha certa!

Conclusão

Prouni, Prouni: O Que é e Como Funciona?
Inicie agora o seu sonho com o Prouni!

Neste artigo, você ficou conhecendo mais um pouco sobre o Prouni e como é possível concorrer às bolsas de estudos oferecidas pelo programa nas universidades privadas do Brasil

Além disso, você ficou sabendo que existem alguns pré-requisitos que você deve seguir para poder concorrer às vagas ofertadas. 

Nós também explicamos para você como acontece a seleção e como é importante estar atento ao período de inscrição para não perder os prazos estabelecidos pelo Prouni. 

Por fim, contamos como você pode utilizar o Prouni para se inscrever em alguns dos cursos da Católica de Pelotas

Gostou do conteúdo? 

Ficou alguma dúvida?

Nos conte aqui abaixo nos comentários! Teremos prazer em responder você. Até a próxima! 🤗

4 comentários em “Prouni: O Que é e Como Funciona?

    1. Bom dia Isabel! O MEC permite que o aluno se inscreva com os últimos 2 anos de ENEM (2022 e 20323). Ao se inscrever, o sistema utiliza de forma automática a nota mais alta. Para saber mais, Portal do Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br) ou entre no site da UCPel – página de abertura – Prouni.

  1. Boa tarde!!! Gostaria de saber que se para concorrer uma bolsa pelo prouni eu teria que ter feito Enem em 2023?
    Enem feito em anos anteriores também tem validade?

    1. Bom dia Isabel! O MEC permite que o aluno se inscreva com os últimos 2 anos de ENEM (2022 e 20323). Ao se inscrever, o sistema utiliza de forma automática a nota mais alta. Para saber mais, Portal do Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br) ou entre no site da UCPel – página de abertura – Prouni.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel