Vestibular

10 curiosidades sobre a faculdade de Fisioterapia da UCPel

faculdade de fisioterapia - faculdade de fisioterapia em pelotas

A faculdade de Fisioterapia se tornou uma das mais queridinhas da área da saúde. Isso porque, atualmente, a população vem aumentando a preocupação com a qualidade de vida. Do mesmo modo, a expectativa é de que em um futuro próximo, as pessoas passem a procurar este profissional muito mais para a prevenção do que para a cura de dores. Entre as recompensas da profissão está a oportunidade de desenvolver uma atividade que ajuda o outro a superar os limites do próprio corpo.

Você fez o nosso teste vocacional e descobriu que Fisioterapia pode ser a profissão certa para você? Então preparamos uma lista de 10 coisas para você conhecer mais sobre o curso ofertado pela UCPel.

1. Estágios

Durante a faculdade de fisioterapia, os acadêmicos podem ter contato com a prática desde cedo e realizar os estágios curriculares a partir do 7º semestre, conforme a legislação da categoria. Igualmente, a UCPel oferece oportunidades para bolsistas e voluntários.

2. Clínica no Campus

Instalada no Campus da Saúde, a Clínica de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas realiza acompanhamentos neurológicos, pediátricos, ortopédicos, traumatológicos, pós-operatórios, entre outros para a comunidade.

Conheça 10 motivos para estudar em uma universidade privada

Nas consultas realizadas diariamente na Clínica de Fisioterapia estão envolvidos em torno de 100 acadêmicos. Eles realizam estágios obrigatórios e voluntários para aprimoramento da profissão, sempre sob supervisão.

3. Hospital próprio

O Hospital Universitário São Francisco de Paula, responsável por mais de 60% dos atendimentos do SUS na região, também é um espaço de aprimoramento ao alcance dos acadêmicos. A atuação dos alunos passa por setores como Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Geral, Pediátrica e Neonatal e Unidade Semi-intensiva Pediátrica.

4. Atendimento nas UBS’s

A UCPel administra seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) e desenvolve um trabalho multidisciplinar. Da mesma forma, os acadêmicos de Fisioterapia participam deste processo que envolve a ação em equipe com outras áreas da saúde, como enfermagem, odontologia e medicina.

5. Piscina Terapêutica

faculdade de fisioterapia, 10 curiosidades sobre a faculdade de Fisioterapia da UCPel

Assim como a atuação em estágios em UBS’s e no hospital, a Católica ainda possui uma estrutura completa de laboratórios voltados à prática. Um dos espaços mais utilizados pela faculdade de fisioterapia é a piscina terapêutica, local  de aprendizado dos futuros profissionais. Ela fica localizada no Campus da Saúde e atende pessoas da comunidade de Pelotas.

6. Reconhecimento

De acordo com  o Ranking Universitário da Folha de São Paulo,  o curso de Fsioterapia da UCPel é destacado no estado por sua infraestrutura. A graduação ficou entre as dez melhores do Rio Grande do Sul, incluindo instituições pertencentes tanto as redes públicas e privadas.

7. Ligas acadêmicas atuantes

Igualmente, merece destaque a atuação das Ligas Acadêmicas da faculdade de fisioterapia da UCPel. A Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Intensiva (LAFiTI) e a Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (Lafin) atuam conjuntamente promovendo palestras, estudos e estreitando laços entre os acadêmicos e setores relacionados à profissão.

8. Projetos de extensão

faculdade de fisioterapia - faculdade de fisioterapia em pelotas- fisioterapia UCPel

O curso tem impacto direto na sociedade por meio dos projetos de extensão. São cenários diversificados de aprendizagem e contribuição como o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres/UCPel), CAPS Escola e Escola Louis Braille.

9. Pesquisa

As pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Comportamento da UCPel são também uma oportunidade para quem está na graduação. Dessa forma, os acadêmicos podem desempenhar papeis em estudos interdisciplinares como o que tem apoio da Fundação Bill & Melinda Gates.

10.Intercâmbio

Por fim, a UCPel possui convênio com diversas instituições de ensino internacionais e muitos alunos do curso de Fisioterapia já partiram para essa experiência.

Conheça mais sobre a faculdade de fisioterapia no Guia de Profissões da UCPel ; )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel