Vestibular

Redação Enem 2022: 5 Dicas Para Arrasar na Prova!

como-passar-na-redação-do-enem
Conquistar uma ótima nota na redação do ENEM pode determinar a sua entrada na universidade! 

O Enem se tornou muito popular como processo seletivo em várias universidades do país. Uma boa nota, principalmente na redação, pode ser decisiva na hora de conquistar a vaga que você tanto sonha.

Além disso, uma boa nota pode garantir também a participação no Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (PROUNI) e no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

Quer algumas dicas de como dar um up na sua redação do ENEM e sair na frente?

Então, confira essas 4 dicas para fazer uma redação nota mil no Enem 2022!

1. Esteja Ligado Nas Notícias do Brasil e do Mundo!

dicas redação do enem, Redação Enem 2022: 5 Dicas Para Arrasar na Prova!

Em questões de múltipla escolha, alguns assuntos sobre atualidades e a capacidade de argumentação do aluno ficam de fora. No entanto, esses conhecimentos são testados na hora da redação.

Por isso, tente se manter informado! Professores especialistas afirmam que a melhor maneira é investir em repertório. Acompanhe jornais, sites de notícias e fique atento aos temas atuais, procurando sempre buscar opiniões diferentes. Assim, ficará mais fácil na hora de fazer uma boa argumentação.

Lembre-se que o tema da redação costuma envolver assuntos relevantes para a sociedade.

2. Esteja Sempre Por Dentro do Que é Exigido na Redação do ENEM

dicas redação do enem, Redação Enem 2022: 5 Dicas Para Arrasar na Prova!
O MEC determina algumas premissas para que a redação seja aceita!

O formato de texto exigido na redação do ENEM 2022 é a dissertação-argumentativa. Ou seja: introdução, desenvolvimento e conclusão – com proposta de intervenção.

Para escrever uma boa redação, procure desenvolver uma tese inicial, apresentada na introdução. Ao longo do texto, ela deve ser defendida e desenvolvida com no mínimo dois pontos de vista. Mas cuidado para não se contradizer!

A conclusão é o momento de retomar as ideias da introdução e desenvolvimento. É nela também que a proposta de intervenção social deve ser apresentada.

Dica: uma boa proposta de intervenção surge a partir dos pontos de vista apresentados no desenvolvimento.

Mas você não precisa estar atento apenas às regras do ENEM. É muito importante que você saiba também sobre o conteúdo da redação. 

Siga a leitura para saber mais sobre a próxima dica que fala justamente sobre isso!

3. O Conteúdo é Muito Importante na Redação do ENEM. Cuidado! 

post it-com-desenho-lâmpada-preso-em-mural-dicas-redação-enem

A redação acompanha as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, no primeiro dia do Enem. Por isso, depois de ler a proposta e os textos de apoio, é importante dar uma conferida nas questões – algumas informações podem ajudar no tema.

Antes de fazer a primeira versão do texto, elabore um projeto. Escolha a abordagem e os argumentos que você irá defender. Nesse momento, preocupe-se com o conteúdo e o organize da melhor forma. Vale também montar um esqueminha antes com o que será trabalhado em cada parágrafo do texto.

Depois, é hora da revisão. Portanto, fique atento e corrija a gramática se necessário. Preste atenção nas frases e veja se há coerência no texto. Caso esteja em dúvida com alguma palavra ou expressão, substitua.

Então, passe a limpo. Lembre de respeitar o limite de linhas e de não colocar informações fora da área de correção.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Faça o Quiz da Redação” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/quiz-redacao” linkrel=””]

4. Mantenha Uma Ótima Rotina de Leitura!

dicas redação do enem, Redação Enem 2022: 5 Dicas Para Arrasar na Prova!
A rotina de leitura fará com que você esteja mais preparado na hora de escrever a redação

Treino e muita leitura. A boa escrita se alcança através de um vocabulário rico e muito exercício. Assim, procure ler bastante e escrever uma redação por semana, mostre para alguém corrigir e reescreva.

Você também pode pesquisar por redações que tiveram nota máxima em outros anos. Mas acima de tudo, não esqueça: Redação se aprende fazendo.

A nota da redação também é utilizada como critério de desempate por várias Universidades. Não só para definir a colocação do aluno, mas também para distribuir bolsas.

Agora, vamos nos encaminhar para a última, mas não menos importante, dica do conteúdo de hoje! 

5. Treine Bastante a Sua Escrita Até o Dia da Redação do Enem!

homem-escrevendo-caderno-com-desenho-dinossauro-dicas-redação-enem

 

Hoje em dia, existem vários conteúdos disponíveis aqui mesmo na internet que podem ajudar a sua rotina de estudos! Quem sabe você passa a utilizar alguma dessas ferramentas para transformar esse momento em algo mais leve?

Quer saber se você está preparado para fazer uma boa redação? Faça agora o Quiz da Redação e teste os seus conhecimentos de língua portuguesa.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer entrar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

 

Conclusão: 

dicas redação do enem, Redação Enem 2022: 5 Dicas Para Arrasar na Prova!
Tire à nota mil da redação do ENEM!

 

Neste artigo, apresentamos para você um pouco de como é possível otimizar a sua rotina de estudos para se sair bem na redação do ENEM!

Você ficou sabendo como é possível melhorar a sua escrita mantendo uma boa rotina de leituras e também, sabendo exatamente o que é exigido para que a redação seja aceita. 

Por fim, apresentamos para você um Quiz da Redação, para que você teste os seus conhecimentos! 

Então, você gostou do conteúdo? 

Nos conte aqui abaixo quais são as suas principais dúvidas sobre a redação do ENEM 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel