Qual o segredo para ser um bom advogado

Você é daquele tipo de pessoa que odeia injustiças e ainda se sente motivado por desafios e problemas a serem resolvidos? Então, possivelmente, você tenha o perfil ideal para ser um bom advogado.

O profissional é aquele que defende o cumprimento da lei, luta por uma sociedade justa e, principalmente, democrática. Além disso, desempenha o papel de agente organizador das relações sociais, através da aplicação de conhecimentos jurídico-científicos e da interpretação das normas jurídicas vigentes.

Portanto, se você está terminando o ensino médio e analisando qual profissão seguir ou, ainda, quer repaginar sua vida profissional e começar uma nova carreira, a advocacia pode ser a sua área de atuação.

A UCPel possui graduação em Direito e um dos nossos diferenciais é incentivar a prática da profissão desde o primeiro semestre. Quer conhecer um pouco da nossa estrutura? Então segue com a gente.

balança da justiça animada

Sobre o curso

Em primeiro lugar,  vale ressaltar que o Direito da UCPel possui 10 semestres de duração e Conceito 4 perante a avaliação do Ministério da Educação (MEC). Além disso, assim como os demais cursos da Universidade, o Direito tem como principal diferencial seus professores. Com o propósito de trazer toda a experiência do dia a dia para a sala de aula, a maioria dos profissionais também atua no mercado de trabalho.

Praticando que se aprende

Em segundo lugar, o curso também oferece aos acadêmicos diversas opções de projetos, nos quais os estudantes podem colocar em prática todo o aprendizado das aulas teóricas. Entre os espaços disponibilizados pela UCPel está o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

Esse Centro, que oferta à população serviços para conciliação e mediação, é uma parceria entre a UCPel e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).  Através do CEJUSC, os acadêmicos têm contato com a resolução de conflitos de natureza familiar e cível, incluindo questões de vizinhança e relativas ao direito do consumidor.

cejusc
O CEJUSC atende à comunidade por meio de mediação e reconciliação

Além do CEJUSC, a UCPel possui outros 3 projetos ligados à comunidade, sendo eles:

Oficina de Dinâmicas Processuais

Desenvolvida para acadêmicos do primeiro semestre, essa atividade tem o propósito de mostrar para os novos estudantes as diversas áreas de atuação de quem escolheu esse ramo. O grupo, além de visitas guiadas ao Poder Judiciário de Pelotas, analisa processos físicos e participa de júri simulado.

Projeto Pacientes Jurídicos

Criado em 2017, o projeto Pacientes Jurídicos facilita o acesso à justiça e ao direito. Isso se dá através da descentralização dos atendimentos, que, através do projeto, ocorrem dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Pestano e Sanga Funda, administrados pela UCPel. Resumindo, o principal objetivo da iniciativa é evitar que preocupações com questões judiciárias agravem problemas de saúde, como:

• hipertensão;
  • estresse;
  • depressão.

Serviço de Assistência Judiciária

O Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) é um grande laboratório da graduação. Além de facilitar o acesso à justiça, o espaço também é um campo de atuação acadêmica, sendo instância do estágio do curso de Direito. Portanto, quem procurar o SAJ será atendido por um acadêmico do último ano da graduação supervisionado por um professor.

Serviço de Assistência Judiciária
O SAJ beneficia pessoas que recebam por mês até dois salários mínimos.

Conheça as possíveis áreas de atuação de um advogado

• Advocacia cível;
  • Advocacia administrativa;
  • Advocacia ambiental;
  • Advocacia penal;
  • Advocacia empresarial;
  • Advocacia trabalhista;
  • Advocacia previdenciária;
  • Advocacia tributária;
  • Arbitragem;
  • Mediação;
  • Delegado de polícia;
  • Docência;
  • Promotor de Justiça;

Além dessas áreas que foram citadas anteriormente, o advogado também pode optar por trabalhar junto ao Ministério Público, à Defensoria Pública ou ainda se dedicar à Advocacia Pública.

Gostou do curso e quer ingressar na UCPel? Confira ainda 7 motivos para você fazer Direito na UCPel.