Vestibular

É possível ser professor e atuar em outras vagas no mercado de trabalho?

Professor no mercado de trabalho: homem com a mão no queixo, com olhar de dúvida

Muitos estudantes se perguntam se é preciso decidir ainda na graduação se devem optar pela carreira docente ou preparar o currículo para outros cargos no mercado de trabalho. De fato, existem caminhos distintos para essas duas opções. Mas, é possível que você consiga atuar em ambas as linhas no futuro.

Neste post, entrevistamos o professor da UCPel que assumiu recentemente a diretoria de Gestão, Administrativo e Financeiro da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul.  Veja como docência e experiências no mercado podem andar juntas 😉.

Como surgiu a oportunidade de assumir o novo cargo?

Professor no mercado de trabalho: docente Cristiano Klinger da UCPel

O convite para integrar a gestão partiu do diretor superintendente da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima. A permanência no cargo será pelos próximos quatro anos.  Desse modo, contribuirá para o desenvolvimento do estado devido à relevância do sistema hidroviário e portuário no RS.

Quais os desafios da nova função?

Como principais desafios do novo cargo, Klinger destaca a construção de um modelo de gestão alinhado às necessidades da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG) e do estado.

“Vamos mapear processos e definir indicadores conforme regras de agências reguladoras e políticas governamentais”, explica.

O currículo

Klinger é dos cursos de Administração e Gestão da UCPel. Além de graduação em Administração e especialização em Marketing pela UCPel, o docente possui mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Além disso, coordena o MBA em Gestão Estratégica de Negócios da UCPel, o Comitê Zona Sul do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. Também atua como consultor de empresas.

Como a nova experiência complementa a atividade em sala de aula?

Klinger seguirá como docente da UCPel. Por isso, a atuação concomitante ao novo cargo deverá reverter em troca de informações. Isso porque leva à sala de aula experiências e oportunidades reais.

“Nossos acadêmicos poderão interagir com as empresas e empresários stakeholders da SUPRG”, completa.

Desenvolvendo competências

professor no mercado de trabalho UCPel: detalhe de mão escrevendo

Se pretende ganhar experiência em empresas e futuramente ensinar o que sabe em sala de aula, existem alguns caminhos que você pode seguir. Vamos mostrar 5 opções para direcionar a sua carreira desta forma.

1. Tenha contato com pesquisas

Ainda na faculdade, participe de projetos de pesquisa. Como professor, é imprescindível que você tenha afinidade com a pesquisa acadêmica tanto para desenvolver materiais quanto para orientar os seus alunos.  A Universidade é um espaço rico para esta área e você deve aproveitar as ferramentas oferecidas.

2. Participe de monitorias

As monitorias são uma excelente forma de testar a sua afinidade e desenvolver habilidades com o ensino. Ainda, você terá como experimentar o outro lado no qual você é o suporte para outros alunos.

3. Leia muito sobre a área de interesse

Esteja por dentro dos principais autores relacionados a sua área de atuação. Seja por meio de livros, blogs ou sites, por exemplo. Também, busque leituras críticas sobre os diferentes processos utilizados no mercado de trabalho.

4. Busque uma especialização

Se já estiver formado, uma especialização pode direcionar a sua carreira. Aliás, com o título de especialista já possível ser contratado para ministrar cursos em diversas faculdades do país.

5. Invista em um mestrado

Se você decidiu seguir a carreira de professor universitário, aposte em um mestrado. Mesmo que você não tenha feito uma licenciatura, ao se tornar mestre você vai estar apto a desenvolver trabalhos na docência na área estudada.

Viu como é possível realizar estes dois sonhos aprimorando o seu currículo? Se você estiver pensando em ingressar na Universidade, aproveite e saiba mais sobre os tipos de graduação e o que esperar de cada uma delas. Mas se já tiver passado por esta etapa, que tal entender de forma mais aprofundada como uma pós-graduação pode turbinar a sua carreira?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel