pós-graduação

Como está o mercado para profissionais de Direito Tributário?

direito tributário

Imagine a situação, você se formou em Direito e surge aquela dúvida: e agora, o que fazer?

Os filmes sempre nos fazem imaginar  os advogados em um tribunal, defendendo arduamente seu cliente.  No entanto, o mercado de trabalho para formados em Direito é muito mais amplo do que isso. E são centenas de opções dentro desta área.

Se você está buscando direcionar a sua carreira, deve continuar lendo este post. Vamos falar sobre uma das áreas que conquistou um ótimo espaço no mercado de trabalho: o direito tributário. 

Já pensou em Direito tributário?

dinheiro e tributos

Antes de mais nada precisamos enxergar a área do Direito como uma imensa fonte de possibilidades e caminhos a seguir. Nesse sentido, vamos usar o setor de Direito tributário como exemplo. Esta é uma área bem conhecida no mercado, muito valorizada em momentos de crise econômica e que oferece cada vez mais oportunidades.

Ela é uma subdivisão do direito Financeiro. Uma das funções é entender a relação entre o sistema de tributos (Fisco) e os contribuintes. Isto inclui cuidar de leis que regulam a arrecadação de tributos e a sua fiscalização. E vale destacar que no Brasil é muito conveniente, já que somos um dos países com maior número de impostos e tributos. Pois é, pagamos impostos desde o cafézinho que tomamos na padaria pela manhã, até a hora de recebermos nossos salários no final do mês. E isso atinge não só as empresas de grande e pequeno porte, como também os cidadãos.

Em resumo, é neste universo complexo e em constante crescimento que trabalha o profissional especializado em Direito tributário. Atuando tanto do lado de cidadãos e empresas, e tentando diminuir a conta de tributos cobradas pelo governo, como também ao lado do governo buscando ampliar a arrecadação.

Mas como ter certeza de que é um mercado promissor?

escadas

De acordo com uma pesquisa realizada pela Revista Exame, a carreira no Direito Tributário está entre as 20 profissões mais promissoras do momento. Os salários aparecem como uma das áreas mais bem pagas da iniciativa privada. Esses valores podem variar de 8 a 14 mil reais. Além disso, especialistas apontam que faltam profissionais qualificados nesta área.

No Brasil, o sistema tributário está cada vez mais complexo, e exige um amplo conhecimento e profissionais extremamente qualificados. Este fator acaba gerando maior demanda no mercado do que profissionais.

O coordenador do curso de especialização em Direito Tributário Empresarial da UCPel, Igor Zibetti, também explica que a necessidade de profissionais qualificados nesta área só tende a aumentar.

Pelo fato da crescente carga tributária nacional e do aumento de custos das empresas, esse mercado está levando muitas pessoas à fazer um planejamento tributário, e 2019 deve ser um ano de surpresas, tendo em vista do país estar passando uma recessão, o governo vai buscar novas fontes de renda, então certamente alguns tributos novos devem aparecer e isso abre um leque de oportunidades.” diz o coordenador.

Direcione sua carreira

mapa

Uma pós-graduação é um excelente caminho para quem precisa direcionar a carreira. Afinal, você será um especialista ao completar o curso. Ao escolher a especialização certa você vai:

  • ter ênfase na prática
  • aumentar a sua rede de contatos
  • entrar em contato com profissionais da área
  • ganhar novos conhecimentos

E então? Pronto para dar um passo para essa área? Além do Direito Tributário ter um mercado favorável, o fato de fazer uma especialização dá um UP no seu currículo. Aliás, aqui você encontra um post exclusivo sobre o que uma pós-graduação pode fazer pela sua carreira. 

Mas se ainda está na dúvida, dá uma olhadinha nos cursos de pós-graduação que a UCPel oferece. É uma excelente oportunidade para encontrar a especialização ideal para impulsionar ainda mais a sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel