Vestibular

Intercâmbio durante a faculdade: Como é cursar enfermagem em Portugal?

Deseja saber qual profissão é perfeita para o seu futuro? Clique AQUI que a gente ajuda você a achar o seu caminho com o nosso teste GRATUITO de orientação de carreira

aluna-enfermagem-ucpel-intercambio-portugal

Em abril, a estudante de Enfermagem da UCPel, Deborah Mourão, passou a viver uma experiência incrível. Tanto na vida pessoal, quanto profissional. Entusiasmada com a ideia de fazer intercâmbio durante a faculdade, ela não pensou duas vezes na hora de participar da seleção para uma das vagas no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. A oportunidade surgiu por meio do convênio que a UCPel mantém com a Instituição europeia.

aluna-enfermagem-ucpel-intercambio-portugal

Como é cursar enfermagem em Portugal?

O país tem sido o lar dela durante o intercâmbio. Inicialmente, a ideia era ficar por seis meses, mas ela decidiu permanecer lá por pelo menos um ano. Deborah está no 3º semestre do curso de Enfermagem aqui. Mas seguindo o currículo da Instituição em Portugal, ela passou a cursar disciplinas Médico Cirúrgicas, Enfermagem de Reabilitação e Enfermagem Emergências e Catástrofes, lá consideradas do 4º semestre.

“Está sendo uma experiência incrível para o meu futuro e minha vida. Além do instituto ser ótimo em todos os aspectos, todos são bem receptivos. A cidade é maravilhosa, muito linda e aconchegante. Eu vim com intuito de ficar seis meses, mas pedi extensão para um ano e no próximo semestre vou estagiar no hospital”

aluna-enfermagem-ucpel-intercambio-portugal

A estudante conta que em Portugal tem a oportunidade de conviver com pessoas de todos os lugares. Ela divide apartamento com duas brasileiras, um russo, um bielorrusso e tcheco. Além de conhecer outras realidades e culturas, ela tem aproveitado para aprimorar a língua inglesa, que acaba sendo a forma de comunicação com os colegas de outros países.

“Esse intercâmbio mostrou que eu escolhi a profissão certa e que estou amando o que estudo. Além disso, os professores são muito bons e muito acessíveis. Quando vi que estavam selecionando alunos da UCPel para essa oportunidade, fui e me inscrevi.  Este sempre foi um sonho desde pequena e estou conseguindo conciliar com a minha faculdade”.

 

Ficou a fim de descobrir qual profissão você deve seguir no futuro? Clique AQUI e faça o nosso teste GRATUITO de orientação de carreira agora!

 

Intercâmbio pela UCPel

kombi-miniatura-malas-viagem-estudar-fora

Experiências como a de Deborah têm sido oferecidas na UCPel por meio do Programa de Mobilidade Estudantil, vinculado à Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbio. Dessa forma, já estabelecemos diversas parcerias com instituições nacionais e internacionais. Assim, os estudantes têm a oportunidade de fazerem parte da graduação criando novas experiências.

Se você também tem vontade de fazer um intercâmbio enquanto estuda, não deixe de ler este post aqui, onde o estudante Enio conta sobre a experiência de cursar Medicina em Portugal.

Vai ser um um estudante da UCPel e quer ficar por dentro de todas as oportunidades que a Católica oferece? Baixe gratuitamente um guia completo aqui.

19 comentários em “Intercâmbio durante a faculdade: Como é cursar enfermagem em Portugal?

  1. Olá,meu nome é Vitória e minha família vai morar em Portugal a partir do ano que vem . Eu já estou cursando enfermagem , mas como vamos nos mudar eu gostaria de saber como funciona o intercâmbio ou se eu consigo estudar lá até o final do curso .

    1. Oi Raquel! Tudo bem? É preciso sempre ficar de olho no nosso site e nas redes sociais para ver quando sai novos editais para intercâmbio. Recentemente, foi lançado um edital, mas as inscrições já encerraram. Qualquer dúvida, você pode entrar em contato diretamente com setor do Programa de Mobilidade e Intercâmbio pelo telefone 53 2128.8235 😀

  2. E pra quem quer fazer pós graduação como funciona? pq já tenho Bacharel em Enfermagem e uma pós em Enfermagem do trabalho.

  3. Eu achei muito interessante a oportunidade de estudar enfermagem em Portugal, sou técnica de Enfermagem e gostaria de morar em Portugal e fazer o curso superior.
    Como consigo esse intercâmbio?
    Como funciona?

    1. Oi Carla! Tudo bem?
      Que legal teu interesse em se aperfeiçoar ainda mais. 😀

      Para realizar o intercâmbio através da UCPel é preciso que você seja aluna da universidade, ingressando através do vestibular, extravestibular ou nota do enem.
      Durante o ano são lançados diversos editais para intercâmbio em diferentes universidades das quais somos parceiras. Por isso, seria necessário ficar de olho no nosso site e redes sociais.
      Caso queiras mais informações, pode entrar em contato através do e-mail intercambio@ucpel.edu.br

  4. Olá, estou no 5 período de Enfermagem aqui no Brasil, e gostaria de fazer intercâmbio em Portugal, qual procedimento para concorrer a uma vaga gratuita?

  5. Gente,eu posso começar meu curso de enfermagem em Portugal? Ou tenho que começar aqui no Brasil e aí pedir transferência para Portugal?

  6. BOM DIA!
    Minha sobrinha começou a FACULDADE enfermagem, este ano;
    Ela quer ir morar em Portugal e continuar a faculdade la.
    Sera possivel isso?
    Obrigada

    1. Olá!
      Ela precisa conferir com a faculdade dela as oportunidades de intercâmbio que são oferecidas aos alunos.
      Aqui na UCPel, possuímos diversas parcerias com universidades internacionais e, por isso, estamos sempre ofertando vagas para diversos cursos.

  7. Como conseguir ir para Portugal na verdade já tenho o curso aqui de enfermagem, nas parece que lá tenho q atualizar, como seria possível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel