Vestibular

Engenharia de Computação torna automação residencial realidade em Pelotas

Quem nunca deixou a janela aberta e se deu mal porque São Pedro mandou quinze conchadas de água? Ou próximo de retornar de uma viagem teve aquela vontade de abrir a casa pra ela ir pegando um arzinho, hein?  Te digo: De acordo com a nossa egressa da Engenharia de Computação, a Rociele Silveira, através da automação residencial isso é possível sim, e já é REAL!

A engenheira formada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é a idealizadora e proprietária da Dream Tech, empresa que trabalha de forma exclusiva com Automação Residencial Inteligente em Pelotas. É isso mesmo, neném! A partir da ideia que nasceu na UCPel, hoje tu podes abrir e fechar a janela só pelo smartphone ou tablet. Com essa informação, eu até senti um abracinho do meu tapete que não vai mais molhar agora!

 

Rociele Silveira, egressa da engenharia de computação ucpel

A gênese do negócio

Conforme dito anteriormente, a Dream Tech é uma empresa que lida com automação de forma residencial. Mas tu sabes quando deu aquele estalo bonito na Rociele? Se não, segura o rango e continua com a gente 👇.

Enquanto aluna do curso de Engenharia de Computação, Rociele teve o incentivo de professores do curso para desenvolver o senso de empreendedora. A empresa, que tem seu lar no Parque Tecnológico, em Pelotas, teve início a partir de pesquisas feitas por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre Internet das Coisas, que trabalha com a interconexão de objetos com a internet, possibilitando grande controle de equipamentos. Se organizar direitinho, todo mundo pode desenvolver um projeto mara desses. É só dar uma chegadinha aqui na UCPel!

 

laboratório de informática ucpel

 

Segundo a proprietária da Dream Tech, o apoio recebido na Católica foi um ponto importante para realizar seu sonho de abrir o próprio negócio. De acordo com ela, as disciplinas vistas durante a graduação foram de grande valia para o despertar no sentido empreendedor, destacando duas: EmpreendedorismoLegislação Profissional.

 

“Com a disciplina de Empreendedorismo aprendi a fazer meu próprio plano de negócios. Já em Legislação Profissional fui ensinada a reger regras de estágio, de startups, consolidação das leis do trabalho, entre outras”.

dream tech aplicativo de automação residencial

 

Quero tudo isso na minha mesa AGORA! Como funciona?

Agora que tu já sabes o que é e como surgiu a Dream Tech, vou te explicar como funciona isso de automação residencial. Segura!

A empresa, que teve o apoio da Católica, oferece serviços como: iluminação, fechadura biométrica, controle de temperatura, home theater e cinema, som ambiente, alarme, controle de cortinas e persianas, piscina e irrigação. Tudo isso para levar conforto pra ti, meu consagrado!

Se tu tem interesse em ter a tua caverninha na palma da mão, podes entrar em contato com a Dream Tech através do siteFacebook ou Instagram da empresa. Ou podes ir até a sede no Parque Tecnológico. 

Hoje, cerca de dez casas já contam com os equipamentos em funcionamento e a intenção é expandir o negócio nos próximos anos, alcançando outras cidades gaúchas. Se a meta é ocupar, estamos conseguindo, beibê! E a tendência é somente o aumento desses números, visto que os dispositivos inteligentes têm crescido e se desenvolvido muito. 

Chega de papo, porque quem vai conversar contigo é a Rociele sobre a baita sacada dela. Confere!

 

 Engenharia de Computação UCPel: centro de grandes talentos

Um dos principais responsáveis por todo esse desenvolvimento, primeiramente, do instinto empreendedor da nossa friend Rociele e, após, do início da Dream Tech, foi o curso de Engenharia de Computação.  Aqui, os alunos são incentivados a se descobrirem ainda no início do curso. 

Atividades como projeção e construção de computadores, periféricos e sistemas que possuem hardware e software, produção de novas máquinas, equipamentos computacionais que possam ser utilizados pela sociedade, por exemplo, são o foco de disciplinas. Em suma, tudo o que fazemos aqui na UCPel visa auxiliar na resolução de problemas enfrentados pela sociedade a partir do ensino/aprendizado dos estudantes que escolhem a Católica como segunda casa.   

imagem animada de computador antigo

Com nota máxima, ou seja, um 5 básico no conceito do Ministério da Educação, os futuros engenheiros formados na nossa Instituição podem atuar em empresas do setor de tecnologia da informação, institutos de pesquisa, setores públicos, entre outros. 

Outro ponto super positivo é que tu não precisa parar tua vida para seguir na academia, já que aqui a graduação é noturna e dura 5 aninhos. Enfim, eu acho que CINCO é o número da Católica! Mas se você quiser, pode descobrir 7 motivos para cursar Engenharia de Computação aqui. 

 

imagem animada de homem batendo levemente com o dedo indicador na lateral da cabeça

 

O Ciemsul: parceiro na busca por um sonho!

O empreendimento da Rociele é um dos oito novos incubados no Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul), localizado no Parque Tecnológico.

Segundo a empreendedora, lá são partilhados conhecimentos sobre marketing, financeiro, jurídico, recursos humanos, entre outros. Ela ainda declara que o apoio recebido na UCPel foi fundamental para o resultado final. A Dream Tech foi uma das selecionadas a partir de edital divulgado em agosto deste ano.

imagem animada de um personagem abrindo os braços acima da cabeça, formando um arco-iris e com a palavra "magic" abaixo

Para quem não conhece, o Ciemsul é responsável pela captação e desenvolvimento de novos empreendedores, bem como amparar as novas empresas com infraestrutura de apoio para que os projetos inovadores possam tomar forma e ganhar o mercado. O Ciemsul é vinculado ao Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel). Bacana, né?

 

sala do Ciemsul no parque tecnológico

Se interessou? São várias as formas de ingressar na Católica, e tu ainda sai ganhando com um aprendizado de primeira linha. O Vestibular Agendado reabre o período de inscrições em janeiro de 2020 com vagas destinadas ao curso de Engenharia de Computação.

Caso ainda tenhas dúvidas, entra em contato com a gente através das nossas redes sociais Instagram, Twitter e/ou Facebook. Nos vemos aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel