pós-graduação

Intercâmbio: veja dicas para organizar o seu

Bloco de notas, lápis e folders turísticos sobre mapa

A vontade de fazer intercâmbio é muito comum entre estudantes, e os motivos para embarcar nessa jornada podem ser variados. Sendo assim, alguns aproveitam para adquirir maior independência e vivenciar novas culturas, enquanto outros preferem treinar um novo idioma. Ainda há aqueles que optam por começar ou continuar a graduação, como foi o caso da estudante de Odontologia da UCPel, Carolina Moura.

Em fevereiro, a aluna foi para a cidade de Viseu, em Portugal, para fazer o 6º semestre do curso na Universidade Católica Portuguesa de Viseu. Ela conta que as suas principais motivações foram o desenvolvimento profissional por estar estudando odontologia em outro país. Além disso, o crescimento pessoal por vivenciar novas experiências, culturas e desafios.

Estou notando bastante diferença cultural, havendo uma significativa mudança nas relações interpessoais. No Brasil, sinto as pessoas mais receptivas e calorosas, apesar de terem me recebido muito bem. Além disso, percebo muitas curiosidades em relação ao meu país e a estrutura do curso na minha universidade.

No vídeo abaixo, a acadêmica fala um pouco mais sobre a oportunidade que surgiu por meio do convênio que a UCPel mantém com a Instituição europeia:

Assim como a Carolina, milhares de brasileiros têm se jogado nessa aventura. Em um levantamento realizado por pesquisas, verificou-se que o número de brasileiros estudando no exterior atingiu o seu pico em 2017. O dado vai de encontro com o fato de que há um interesse cada vez maior por esse tipo de experiência. Como resultado, o setor atingiu um crescimento de 23% em relação a 2016, e de 40% em relação a 2015.

via GIPHY

De qualquer maneira, sair da zona de conforto e fazer intercâmbio requer preparação. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que você precisa saber para que esse processo se dê da melhor forma possível.

Não se afobe

Para poder planejar tudo, é necessário ter muita paciência. Dessa forma, procure organizar as ideias que tem em mente para que o seu sonho não vire um pesadelo. Conversar com os amigos que já passaram por isso também pode te ajudar.

Tipo de intercâmbio

Ao decidir fazer um intercâmbio, você precisa ter em mente a finalidade disso, pois há diversos tipos. Para isso, mentalize as suas motivações e busque informações sobre as experiências oferecidas no exterior. Assim, com certeza irá encontrar alguma que se encaixe no seu propósito.

Planejamento e pesquisa

Você já deve imaginar que o processo de planejamento do seu intercâmbio necessita de muitas buscas no google. Não se esqueça de pesquisar o país, a cidade e o bairro de destino. Além disso, é importante ter conhecimento dos preços para saber qual o melhor custo-benefício ofertado por empresas do ramo. Por mais que pareça óbvio, ir em busca de detalhes inerentes ao intercâmbio também ajuda a evitar dor de cabeça.

Organização

A organização visual pode ser uma grande aliada nesse momento. Procure acomodar todo o material recolhido em uma tabela, de maneira que você consiga enxergar todas as informações que você precisa. Dica: coloque tópicos como cursos pesquisados, preços, duração e pré-requisitos.

Faça despedidas

Com tudo certinho e organizado, sua viagem de intercâmbio tem tudo para ser uma grande experiência. Aproveite esse momento para fazer despedidas, encontrar os amigos e dar risadas gostosas. Afinal, essas lembranças podem ser fundamentais quando bater aquela saudade de casa.

Oportunidades de intercâmbio pela UCPel

Mão segurando um pequeno globo

A Católica é parceira de diversas universidades de ensino superior estrangeiras. Além disso, auxilia em todo o processo de aplicação e matrícula. Como resultado dessas parcerias, o aluno não precisa se preocupar com as mensalidades e a matrícula. Dessa forma, fica responsável apenas por investimentos com alojamento e alimentação.

É estudante da UCPel e ficou interessado em fazer intercâmbio enquanto estuda? Entre em contato com a UCPel Internacional e baixe o nosso Guia de Intercâmbio! Assim você ficará por dentro das informações necessárias para embarcar nessa aventura!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel