Central de Informações
(53) 21288269

Clínica Odontológica: o mais novo espaço de práticas da UCPel

O sorriso é a nossa porta de entrada em qualquer lugar. Logo, essa partezinha (ou partezona) do nosso rostinho precisa estar alinhada. Escovar os dentes ao acordar e antes de dormir são algumas das atitudes para quem quer ter uma saúde bucal em perfeito estado. E quem nos ajuda nessa jornada? Quem? Quem? QUEM? De antemão, já aviso que é o dentista.  

É nesse profissional que confiamos a avaliação da nossa saúde bucal. Dessa maneira, ele precisa estar preparado para encontrar casos diferentes durante seus atendimentos. 

Aqui na UCPel vamos te mostrar como preparamos os nossos alunos para o mercado de trabalho. Além de prezar pela prática, também temos grande apreço pela conexão entre profissional e paciente, porque é através dela que o melhor atendimento acontece. Para isso, nossos alunos treinam muito antes de exercer a profissão dos sonhos em nossos espaços. Um deles é a Clínica Odontológica, ambiente que nossos discentes frequentam desde o 5° semestre. Então, antes de mais nada, vamos conhecer um pouco mais sobre esse espaço? 

 

aluna da odontologia ucpel realizando atendimento na clínica odontológica

 

Clínica Odontológica: a própria!

A mais nova querida da UCPel, a Clínica Odontológica, foi idealizada com a intenção de proporcionar aos nossos alunos um espaço para a prática de disciplinas pré-clínicas, e, posteriormente, para atendimentos que tragam benefícios para a comunidade. go to site 

O espaço foi inaugurado em 2017 e os atendimentos iniciaram em 2018. Nesse tempo, cerca de 2000 -A-T-E-N-D-I-M-E-N-T-O-S- foram feitos pelos nossos futuros dentistas. É muita coisa, não achas?

Neste primeiro ano de funcionamento, os principais procedimentos realizados foram: extração simples, técnicas anestésicas e procedimentos cirúrgicos.

equipamentos da clínica odontológica

 

Mas como nossos alunos vão parar lá? Segura a marimba, já te conto:

São nove consultórios, onde os alunos podem começar na prática a partir do 5° semestre de curso. É importante salientar que os discentes aqui da Católica exercem atividades na clínica odontológica a partir do 5º semestre mexxmo. A gente que lute para dar o melhor ensino para vocês, não acham? Segundo a coordenadora do curso, Patrícia Guerreiro, o número de atendimentos tende a aumentar ao passo que alunos passem a ingressar na fase de estágios:

 

“Vai ser o primeiro ano que teremos estágio curricular na Clínica. Os alunos que irão entrar nesta fase estão preparados para os novos desafios, com certeza”.

Patrícia Guerreiro, coordenadora Odontologia UCPel

 

aluna da odontologia ucpel realizando atendimento infantil na clínica odontológica

 

Já imaginou você cursando Odontologia aqui na Católica? Que tal fazer o nosso Quiz da Odonto e descobrir se essa é a sua área?

 

Agora o fofurômetro vem com força: criancinhas podem entrar 😍

Também com muitos resultados positivos, o trabalho com as crianças na Clínica Odontológica Infantil foi pensado e idealizado pelos alunos, desta vez do 7° e 8° semestres. Nas clínicas 1 e 2 os pequenos foram recebidos com salas decoradas e atividades lúdicas para que o tratamento fosse divertido e desenvolvido de forma satisfatória. Crianças de 4 a 12 anos receberam tratamento odontológico completo, o que segundo a professora Luísa de Oliveira foi de grande valia para os pequenos e para os nossos alunos:

 

“As crianças encerraram o período contentes, com um tratamento completo e os alunos com a sensação de dever cumprido”.

Luísa de Oliveira, professora responsável pela disciplina Odontopediatria 

 

Durante os primeiros 365 dias de funcionamento do espaço infantil, o principal problema detectado pelos alunos foi a doença cárie, que é muito comum na fase inicial da vida do ser humaninho. Além disso, os alunos também desenvolveram atividades voltadas a mudanças comportamentais, controle de higiene, bem como orientações sobre uma dieta alimentar saudável. Não sei vocês, mas eu achei fofíneo!

 

imagem animada de um homem sorrindo

 

Pouco tempo, grandes feitos:

Boas notícias são sempre muito bem-vindas, sabes. 2019 nos trouxe o primeiro implante dentário feito pelos alunos da odonto no novo ambiente da Católica de Pelotas. Estamos morrendo de orgulho dos nossos aprendizes ❤.

O professor Lucas Moura, responsável pela disciplina optativa de Implantodontia foi quem ministrou esse fato memorável. Que venham mais e mais notícias como essa em 2020!

Inesperadamente, muitos dos atendimentos feitos na nossa clínica viraram tema de pesquisa e foram apresentados no Salão Universitário de 2019. Foi lindo!

aluna do curso de odontologia apresentando trabalho no salão universitário 2019

 

 

Quero fazer um tratamento aí, como funciona?

É aquela coisa: se organizar direitinho, todo mundo vai ser atendido de fato. 

Logo se tu queres atendimento, é importante estares ciente de que tens alguns passos a seguir. Continua aqui, vamos te contar:

  • Os interessados em obter atendimento devem manifestar interesse na própria clínica;
  • Posteriormente há uma triagem para saber se o procedimento solicitado é compatível com os que são realizados por nossos alunos na Clínica Odontológica;
  • Após, os casos selecionados ficam alocados em um lista de espera, aguardando atendimento.

Outra forma de conseguir um atendimento inegavelmente MARAVIGOLD é através da Regulação da Secretaria de Saúde de Pelotas, que encaminha pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento. 

imagem animada de um homem fazendo sinal positivo com a mão

 

 

E temos novidades: 

Segundo a coordenação da clínica, a grande novidade de 2020 é a implementação de um Pronto Atendimento no local. A grande procura por atendimentos em 2019 foi o que originou a ideia. O grupo também discute a possibilidade de firmar parcerias com núcleos de educação continuada, projetos de extensão e profissionais da área da saúde. Gostou das ideias? É tudo pensando pra ti!

imagem animada de um rapaz deitado em um sofá com as duas mãos no rosto e gritando

Projeto de Extensão 1000 dias de vida:

Desenvolvido por professores e alunos do curso de Odontologia da Católica de Pelotas, o Projeto de Extensão mil dias de vida nos enche de orgulho. Com o intuito de promover saúde bucal nos primeiros mil dias de vida de crianças, a atividade atende crianças de até os dois anos de idade. 

Em suma, esta ação está inserida dentro dos serviços de saúde oferecidos pela UCPel e de acordo com a professora Luísa de Oliveira, é definitivamente a oportunidade dos alunos levarem até a comunidade tudo o que aprendem em sala de aula.

 

“Através dos ensinamentos obtidos em sala de aula, os alunos puderam entender melhor cada caso, assim sendo, conseguiram dar o devido suporte a cada pessoa atendida”.

Luísa de Oliveira, professora e responsável da disciplina Odontopediatria

 

Durante 2019 o projeto buscou incitar o vínculo entre mãe e filho, promovendo diversas atividades e palestras, além de suporte aos responsáveis presentes nas atividades. Imagina a fofura daí, da mesma forma que a gente imagina daqui ❤️.

 

gestantes participando de reunião do projeto aconchego desenvolvido pelo curso de odontologia da ucpel

 

Enfim, se tu quiseres atendimentos e informações é necessário procurar a Clínica Odontológica, localizada no Campus Dr. Franklin Olivé Leite Saúde, Avenida Fernando Osório, 1586. Assim sendo, VEM!

 

 Vem fazer a UCPel

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2020 Blog da UCPel