Vestibular

Clínica Odontológica: o espaço de práticas da UCPel

O sorriso é a nossa porta de entrada em qualquer lugar. Logo, essa partezinha (ou partezona) do nosso rostinho precisa estar alinhada. Escovar os dentes ao acordar e antes de dormir são algumas das atitudes para quem quer ter uma saúde bucal em perfeito estado. E quem nos ajuda nessa jornada? Quem? Quem? QUEM? De antemão, já aviso que é o dentista.  

É nesse profissional que confiamos a avaliação da nossa saúde bucal. Dessa maneira, ele precisa estar preparado para encontrar casos diferentes durante seus atendimentos. 

Aqui na UCPel vamos te mostrar como preparamos os nossos alunos para o mercado de trabalho. Além de prezar pela prática, também temos grande apreço pela conexão entre profissional e paciente, porque é através dela que o melhor atendimento acontece. Para isso, nossos alunos treinam muito antes de exercer a profissão dos sonhos em nossos espaços. Um deles é a Clínica Odontológica, ambiente que nossos discentes frequentam desde o 5° semestre. Então, antes de mais nada, vamos conhecer um pouco mais sobre esse espaço? 

aluna da odontologia ucpel realizando atendimento na clínica odontológica

Clínica Odontológica: a própria!

A mais nova querida da UCPel, a Clínica Odontológica, é um espaço voltado à prática de disciplinas pré-clínicas. Posteriormente, no mesmo local, ocorrem os atendimentos que trazem tantos benefícios para a comunidade. go to site 

O espaço foi inaugurado em 2017 e os atendimentos iniciaram em 2018. Nesse tempo, mais de 2500 -A-T-E-N-D-I-M-E-N-T-O-S- foram feitos pelos nossos futuros dentistas. É muita coisa, não achas?

Nos consultórios odontológicos, os principais procedimentos realizados são extração simples, técnicas anestésicas e procedimentos cirúrgicos.

equipamentos da clínica odontológica

Mas como nossos alunos vão parar lá? Segura a marimba, já te conto:

São nove consultórios, onde os alunos podem começar na prática a partir do 5° semestre de curso. É importante salientar que os discentes aqui da Católica exercem atividades na clínica odontológica a partir do 5º semestre mexxmo. A gente que lute para dar o melhor ensino para vocês, não acham? Segundo a coordenadora do curso, Patrícia Guerreiro, o número de atendimentos tende a aumentar ao passo que alunos passem a ingressar na fase de estágios:

“Vai ser o primeiro ano que teremos estágio curricular na Clínica. Os alunos que irão entrar nesta fase estão preparados para os novos desafios”.

Patrícia Guerreiro, coordenadora Odontologia UCPel

aluna da odontologia ucpel realizando atendimento infantil na clínica odontológica

Já imaginou você cursando Odontologia aqui na Católica? Que tal fazer o nosso Quiz da Odonto e descobrir se essa é a sua área?

Agora o fofurômetro vem com força: criancinhas podem entrar 😍

Também com muitos resultados positivos, o trabalho com as crianças na Clínica Odontológica Infantil foi pensado e idealizado pelos alunos. Nas clínicas 1 e 2 os pequenos são recebidos com salas decoradas e atividades lúdicas para que o tratamento seja divertido e ocorra de forma satisfatória. Crianças de 4 a 12 anos recebem tratamento odontológico completo. 

“As crianças encerraram o período contentes, com um tratamento completo e os alunos com a sensação de dever cumprido”.

Luísa de Oliveira, professora responsável pela disciplina Odontopediatria 

Durante os primeiros anos de funcionamento do espaço infantil, o principal problema detectado pelos alunos foi a doença cárie. Ela é muito comum na fase inicial da vida do ser humaninho. Ainda mais, os alunos também desenvolvem atividades voltadas a mudanças comportamentais, controle de higiene, bem como orientações sobre uma dieta alimentar saudável. Não sei vocês, mas eu achei fofíneo!

imagem animada de um homem sorrindo

Pouco tempo, grandes feitos:

Boas notícias são sempre muito bem-vindas, sabes. Recentemente, ocorreu o primeiro implante dentário. Ele foi feito pelos alunos da odonto dentro das clínicas odontológicas. Estamos morrendo de orgulho dos nossos aprendizes ❤.

O professor Lucas Moura, responsável pela disciplina optativa de Implantodontia foi quem ministrou esse fato memorável. Que venham mais e mais notícias como essa!

Como tudo que ocorre na prática tem como respaldo a teoria, boas práticas são disseminadas. Devido a isso, atendimentos feitos na clínica frequentemente são apresentados em eventos voltados à pesquisa, como o Salão Universitário.

aluna do curso de odontologia apresentando trabalho no salão universitário 2019

Quero fazer um tratamento aí, como funciona?

É aquela coisa: se organizar direitinho, todo mundo vai ser atendido de fato. 

Logo se tu queres atendimento, é importante estares ciente de que tens alguns passos a seguir. Continua aqui, vamos te contar:

  • Os interessados em obter atendimento devem manifestar interesse na própria clínica;
  • Posteriormente há uma triagem para saber se o procedimento solicitado é compatível com os que são realizados por nossos alunos na Clínica Odontológica;
  • Após, os casos selecionados ficam alocados em um lista de espera, aguardando atendimento.

Outra forma de conseguir um atendimento inegavelmente MARAVIGOLD é através da Regulação da Secretaria de Saúde de Pelotas, que encaminha pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento. 

imagem animada de um homem fazendo sinal positivo com a mão

E temos novidades: 

Segundo a coordenação da clínica, a novidade para o próximo ano é a implementação de um Pronto Atendimento no local.  O grupo também discute a possibilidade de firmar parcerias com núcleos de educação continuada, projetos de extensão e profissionais da área da saúde. Gostou das ideias? É tudo pensando pra ti!

imagem animada de um rapaz deitado em um sofá com as duas mãos no rosto e gritando

Projeto de Extensão 1000 dias de vida:

Desenvolvido por professores e alunos do curso de Odontologia da Católica de Pelotas, o Projeto de Extensão mil dias de vida nos enche de orgulho. Com o intuito de promover saúde bucal nos primeiros mil dias de vida de crianças, a atividade atende crianças de até os dois anos de idade. 

Em suma, esta ação está inserida dentro dos serviços de saúde oferecidos pela UCPel. De acordo com a professora Luísa de Oliveira, é definitivamente a oportunidade dos alunos levarem até a comunidade tudo o que aprendem em sala de aula.

“Através dos ensinamentos obtidos em sala de aula, os alunos podem entender melhor cada caso. Assim sendo, conseguem dar o devido suporte a cada pessoa atendida”.

Luísa de Oliveira, professora e responsável da disciplina Odontopediatria

O projeto busca incitar o vínculo entre mãe e filho, através da promoção de atividades e palestras. Oferece ainda suporte aos cuidadores presentes nas atividades. Imagina a fofura daí, da mesma forma que a gente imagina daqui ❤️.

gestantes participando de reunião do projeto aconchego desenvolvido pelo curso de odontologia da ucpel

Enfim, se busca atendimento é necessário obter informações na Clínica Odontológica. A clínica fica localizada no Campus Dr. Franklin Olivé Leite Saúde, Avenida Fernando Osório, 1586. Assim sendo, VEM!

 [button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Vem fazer a UCPel” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel