Conheça as diferentes áreas de atuação de um bom psicólogo

Você tem curiosidade pela mente e comportamento humano?

imagem animada de um homem olhando dentro da cabeça de um menino

Se sim, possivelmente você tenha afinidade com a psicologia. Quem atua nessa área é capaz de compreender e intervir nos fenômenos e processos psicológicos das pessoas. Você já parou para pensar quais são as possíveis áreas de atuação desse profissional ou quais são os diferenciais de um bom psicólogo?

Em resumo, existem três principais ramos de atuação para quem opta pela profissão: saúde mental, educação ou trabalhista. Muitos psicólogos optam por trabalhar de forma independente, através do seu consultório clínico, já outros escolhem integrar equipes de empresas. Confira algumas opções de atuação:

• Hospitais;
  • Empresas de Gestão de Pessoas;
  • Organizações esportivas e sociais;
  • Centros de reabilitação;
  • Instituições educacionais;
  • Serviços públicos, tanto no âmbito da saúde como da educação e da assistência social.

Além das opções citadas acima, o profissional poderá atuar também de forma interdisciplinar em diversos espaços. Atualmente, a área da Psicologia vivencia momento de muita procura. Afinal, a sociedade apresenta altos índices de ansiedade e depressão. No Brasil, por exemplo, cerca de 5,8% da população apresenta sintomas depressivos.

Seja um psicólogo!

Você se interessou pela área e pensa em prestar o vestibular para atuar no ramo?

Conheça um pouco mais da estrutura do curso de Psicologia da UCPel. O curso, que conta com 10 semestres de aprendizado, possui nota 4 no Ministério da Educação (MEC).

Para que você conheça um pouco mais da UCPel, fizemos entrevistas com egressos da Universidade. Desta vez, conversamos com a Luthiele Wilhelnsen e com Tharso de Souza Meyer, ambos psicólogos formados em 2010.

Confira também 5 motivos para fazer Psicologia na UCPel.

Bom ensino e muita dedicação

Amar sua profissão, ter um ensino de qualidade e muita dedicação são partes do segredo para se destacar no mercado de trabalho e se tornar um bom psicólogo. Tanto Luthiele quanto Tharso são considerados profissionais reconhecidos. Luthiele, por exemplo, optou por atuar na parte de gestão e se tornou uma empreendedora de sucesso em Pelotas. Ela está à frente InCompany Soluções Empresariais, uma empresa com foco em gestão de pessoas e consultoria.

Já Tharso se identificou com a área acadêmica, conquistando neste ano o prêmio de melhor trabalho apresentado no XII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas e XI Congresso Latino Americano de Terapias Cognitivo-Comportamentais.

Em entrevista, os psicólogos contam um pouco da sua escolha pela UCPel e os diferenciais da Universidade.

Como citado por Tharso no vídeo, a Universidade oferece aos acadêmicos diversas opções de contato com a prática da profissão através da Clínica Psicológica, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Escola) e, ainda, oportuniza aos estudantes a possibilidade de estágio junto ao Setor de Gestão de Pessoas da Instituição.

A  satisfação com o ensino oferecido pela UCPel foi tanta que ambos retornaram à casa para continuar se aperfeiçoando. Luthiele optou por se especializar em Gestão de Pessoas com ênfase em liderança. No vídeo ela conta como foi:

Já Tharso, que foi bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni) durante a graduação, voltou à Universidade para cursar o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento e, atualmente, frequenta o doutorado.  Ele conta como foi sua trajetória de amor pela pesquisa, confira:

O doutorando complementa ainda que estar no meio acadêmico tem um valor importante para a atualização profissional.

“A pesquisa possibilita estar envolvido com novas atividades que proporcionam a atualização”, enfatiza.

Conheça a trajetória profissional dos egressos

Há 9 anos à frente da InCompany Soluções Empresariais, Luthiele agradece por ter tomado a decisão de comprar a empresa e associar a psicologia ao empreendedorismo. De acordo com ela, esse processo exigiu coragem e dedicação, confira:

Atualmente, a InCompany possui um histórico de sucesso, no qual mais de 300 empresas já buscaram à organização para contratar servidores ou melhorar seu desempenho no mercado.

A necessidade de dedicação e coragem citada anteriormente também está presente na trajetória de Tharso. Entre o período do mestrado e doutorado, o psicólogo atou em diversos setores. Enquanto morava em Lages- SC, ele realizou atendimento em clínica particular, foi coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)  e atuou ainda na coordenação das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

egresso-ucpel-lendo-livro-psicologia

Tharso, ainda desenvolveu atividade como docente no curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário UNIFACVEST e foi avaliador psicológico de seleção para motoristas da Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV). De volta a Pelotas, como uma bagagem profissional extensa, ele conclui estar muito feliz em retomar suas pesquisas. Afinal, ele é apaixonado pelo conhecimento!

E você, já pensou em se tornar um bom psicólogo? Que tal começar sua trajetória aqui na UCPel?

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Estude na UCPel” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

2 comentários em “Conheça as diferentes áreas de atuação de um bom psicólogo