pós-graduação

Uma aula de Anatomia: muito mais real do que você pensa

Todas as partes do corpo humano são importantes. Absolutamente todas (e não, você não pode vender um rim para comprar um Iphone). Por isso, é super importante saber o que cada órgão do seu corpo faz para não ter uma dor de barriga e achar que é o estômago. 

Para quem quer ser médico, por exemplo, entender detalhes sobre o funcionamento do corpo é item obrigatório dentro da formação. Aqui na UCPel, as aulas de anatomia são um show a parte! Além de vários laboratórios, a Mesa Sectra traz a tecnologia 3D para dentro da sala de aula. E tudo isso ocorre associado ao atendimento prestado à comunidade.      

Vamos falar um pouco mais sobre esses dois itens?

imagem animada de uma mulher e um homem batendo palmas

 

A comunidade como meio de formação:

Para ser um bom médico, é necessário, primeiramente, entender as questões que levaram o paciente ao estado de saúde em que se encontra. Além de ajudar a ficar completamente saudável, o médico deve se tornar um aliado de quem busca auxílio. 

Pensando nisso, a UCPel insere seus alunos na comunidade cedo. Desta forma, eles podem conhecer os usuários das seis UBS’s administradas pela Universidade nessa jornada de fazer o bem.  Os alunos têm a chance de ter a experiência do atendimento na prática. Acessam materiais utilizados pelos profissionais, participam das triagens e das consultas. O que contribui para o aprendizado visto em sala de aula.  Isso é tudo pessoal!

 

acadêmica da medicina realizando atendimento em uma das UBS's administradas pela UCPel

Aulas de Anatomia: a mão na mão, literalmente!

Seminários são motivos de 3ª Guerra Mundial, sempre! E não é para menos. Dois entre dois alunos afirmam que não gostam de seminário segundo fontes da minha cabeça. Mas aqui na UCPel é diferente, vai por mim.

Nossos futuros médicos têm muito contato com a realidade, já que a nossa Instituição preza pela prática. Seguindo essa mesma linha, os alunos de um dos cursos mais concorridos no Brasil conhecem e reconhecem o corpo humano através da disciplina de Anatomia. Pode entrar, meu fígado! 

Durante as aulas, os acadêmicos são alocados em grupos, ministrando ensinamentos a partir de seminários organizados por eles mesmos. Todavia, as apresentações feitas são complementares ao que é ensinado pelo professor em sala de aula e também pelas informações que são passadas pelos colegas em outros momentos.

Segundo a discente Raissa Riboli, do 4° semestre, essa metodologia é super adequada para a disciplina, visto que faz com que o aluno vá atrás do conhecimento, aprendendo muito mais.

acadêmica da medicina observando reproduções de órgãos no IML/UCPel

Importância das aulas de Anatomia para um estudante

É importante salientar que o estudo da Anatomia colabora (e muito) para o entendimento de várias patologias e de seus respectivos tratamentos. Assim, volto a insistir que todo ser humano deve saber sobre o funcionamento do seu próprio corpo. Desde as funções básicas até aquelas que a gente nem imagina que o nosso corpinho faz.

Um bom profissional da saúde precisa entender e interpretar o corpo humano, para tornar a prática muito mais efetiva. E para a prática, aqui na UCPel podemos contar com a super Mesa Sectra. Vamos conhecer esse chuchuzin antes de mais nada 👇.

imagem animada de esqueletos dançando

Mesa Sectra: Um computador GIGANTE!

Utilizada no ensino em cerca de 47 países mundo a fora, a Mesa Sectra auxilia na visualização de imagens diagnósticas para as ciências da saúde. Com toda a certeza, essa super tecnologia viabiliza ao acadêmico o contato máximo com a anatomia.

Capaz de transformar uma imagem 2D em 3D, a ferramenta acessa arquivos obtidos em tomógrafos e ressonâncias magnéticas. Assim, obtêm uma profunda visualização de inúmeras camadas do corpo humano.

A Mesa Sectra também faz o registro de avaliações sob as imagens, facilitando o planejamento de cirurgias e o compartilhamento dos casos reais pelo mundo. Só para ilustrar, a UCPel foi a primeira Universidade do Rio Grande do Sul a adquirir essa tecnologia para acrescentar no aprendizado dos alunos. Que baita sacada, tu não achas?

A Raissa Riboli, de Liberato Salzano, veio se formar na maior escola médica do RS e te conta mais sobre a experiência na Medicina da Católica. Confere, amor!

 

 

 

E aí, gostou de conhecer mais sobre o nosso curso? Se você ainda tá em dúvida se Medicina é o curso da área da saúde indicado para você, pode fazer o nosso Teste Vocacional da Saúde!

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Vem fazer a UCPel” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel